A falta de literacia financeira em Portugal coloca as pessoas a arriscarem o seu dinheiro de forma inocente, mas a procura por maior conhecimento começa a tornar-se uma mais-valia. Conheça como pode diversificar e não ter medo de investir.
A procura pela diversificação aumenta em Portugal
Durante muito tempo era percetível que os investidores ou iniciantes de investimentos baseavam-se numa ação ou outro tipo de investimentos para colocar o seu dinheiro. Com a perda de dinheiro quando parado numa conta à ordem, as pessoas procuraram diferenças entre contas poupança ou investimentos em certificados de aforro.
Após vários anos sem se verificar ganhos, a verdade é que a procura por outros investimentos cresceu, como a procura por bases de Forex ou, dos mais procurados, ETFs. Esta vontade de diversificar aumentou a procura pelo petroleo preço, do ouro e de outras fontes de valor elevado. Porém, é necessário entender os riscos e o motivo pelo qual se deve diversificar.
Maximizar ganhos, reduzir riscos
Diversificar os seus investimentos de forma inteligente é uma estratégia importante para reduzir riscos e maximizar retornos. Aqui estão algumas dicas para diversificar de maneira eficiente:
1. Distribua os seus investimentos em diferentes classes de ativos. Ao investir, não coloque todo o seu dinheiro em apenas um tipo de ativo, como ações. Considere diversificar entre ações, títulos, imóveis, fundos de investimento, entre outros.
2. Invista em diferentes setores da economia. Dentro de cada classe de ativos, diversifique os seus investimentos em diferentes setores da economia. Por exemplo, em ações, invista em empresas de setores variados, como tecnologia, saúde, energia, entre outros.
3. Considere investimentos internacionais: Não limite os seus investimentos apenas ao mercado português. Considere investir em ativos internacionais, como ações de empresas estrangeiras ou fundos de investimento globais. Isso pode ajudar a reduzir a exposição a riscos específicos do mercado brasileiro.
4. Avalie diferentes prazos de investimento: Além de diversificar entre diferentes ativos, considere também diversificar os prazos de investimento. Por exemplo, tenha investimentos de curto prazo, como títulos de renda fixa, e investimentos de longo prazo, como ações.
5. Esteja atento à gestão do risco. Ao diversificar os seus investimentos, é importante também avaliar o risco de cada ativo e como eles se relacionam entre si, mas também ter informação sobre bases de IRS. Procure uma combinação de investimentos que possa reduzir a volatilidade e proteger o seu património.
Uma estratégia válida, mas sem garantias
Lembre-se de que diversificar os seus investimentos não garantem lucros ou proteção total contra perdas, mas é uma estratégia inteligente para gerir riscos e procurar melhores resultados ao longo do tempo. É sempre recomendado procurar orientação de um profissional especializado antes de tomar decisões de investimento.