Decidimos almoçar no Restaurante Columbinos, em Sendim, Felgueiras, conhecido pelo seu conceito buffet, aberto há mais de duas décadas. Logo à chegada, percebemos que não estávamos num local comum: a decoração moderna, aliada ao conforto do espaço, cria uma sensação imediata de bem-estar. Plantas e flores espalhadas pelas mesas, grandes janelas que deixam entrar luz natural e mobiliário simples, mas com bom gosto, contribuem para uma atmosfera agradável. A envolvência é ainda complementada por um estacionamento espaçoso e um bonito jardim.
No entanto, o que mais diferencia o Columbinos é, sem dúvida, o conceito buffet, raro na região. A gerente, Maria João da Cunha Miranda, explicou-nos que este conceito foi inicialmente desafiante: “Foi muito difícil de implementar. As pessoas não estavam habituadas a levantar-se para se servir. Primeiro que começasse a ‘engrenar’, foi mesmo complicado”.
De pratos nas mãos, começámos pelas entradas. Havia variedade suficiente para agradar a diferentes gostos. Escolhemos ovos rotos, salada de feijão frade, salada fria com massa, croquetes, pataniscas de bacalhau e salada de cenoura, embora houvesse mais opções disponíveis. Tudo com boa qualidade e preparado com atenção.
Nos pratos principais, havia duas propostas: bacalhau com natas e lombo de porco com cogumelos acompanhado por batatas. O bacalhau estava cremoso, com uma boa textura. Já o lombo, bem cozinhado e acompanhado de um molho suave com cogumelos, agradou pelo equilíbrio de sabores. Importa destacar que durante toda a refeição, a equipa foi rápida e eficiente na recolha dos pratos usados.
Quanto à sobremesa, escolhemos mousse de chocolate. Estava saborosa, mas sentimos que podia ter uma consistência mais firme.
Maria João explicou-nos ainda o que torna a experiência Columbinos especial: “Isto funciona como um SPA. Os clientes estão relaxados neste ambiente. As pessoas acham muita piada ao conceito porque comem o que querem, ao mesmo preço. Mas nem é por comerem mais, é porque assim não têm que pedir, olha, agora quero isto, agora quero aquilo”.
Com um preço fixo de 14 euros por pessoa (sobremesas limitadas a uma por cliente), o Columbinos apresenta-se como uma opção interessante, não só pelo que oferece à mesa, mas também pela experiência social. Nas palavras de Maria João, “você paga 14 euros para vir aqui ter uma experiência. Não é só para comer. Você vem aqui para ter um momento diferente”.
Para além do restaurante, o espaço dispõe de uma sala de eventos com capacidade para 250 pessoas, frequentemente procurada para casamentos, batizados e comunhões, afirmou ainda a gerente.
Em resumo, o Columbinos parece ser uma opção a considerar, especialmente para um almoço descontraído entre amigos ou reuniões profissionais em ambiente relaxado.