A Coloplast, multinacional dinamarquesa líder em cuidados de saúde íntima, assinalou hoje o início da construção da sua maior unidade industrial no mundo, numa cerimónia de lançamento da primeira pedra realizada na Área de Acolhimento Empresarial do Alto das Barrancas.
Recorde-se que este projeto, que representa um investimento de cerca de 100 milhões de euros, tem como objetivo criar mais de mil postos de trabalho na região. A nova fábrica vai ocupar uma área de 30 000 m2 e tem previsto iniciar as suas operações em 2026.
Durante a cerimónia, Frank Rasmussen, vice-presidente e diretor geral da Coloplast Manufacturing Portugal, mostrou a sua satisfação com o início das obras: “Estávamos ansiosos por este dia. Quando as obras estiverem concluídas, a Coloplast vai poder tornar a vida mais fácil para mais pessoas com necessidades de saúde íntimas. Além disso, a fábrica também vai proporcionar emprego e ajudar no desenvolvimento da região”, partilhou.
Allan Rasmussen, vice-presidente executivo de Operações Globais da Coloplast, destacou o crescimento contínuo da empresa, e salientou a vontade de continuar nessa trajetória ascendente: “A Coloplast tem crescido anualmente desde a sua fundação há 67 anos. Nos próximos 10 anos, planeamos duplicar o tamanho da empresa, o que implicará a construção de muitas novas fábricas, aumento de capacidade e contratação de novos funcionários”.
O vice-presidente de Operações Globais sublinhou a evolução da Coloplast ano longo do tempo: “Hoje, somos uma empresa global de cuidados de saúde, com mais de 15 000 funcionários e a vender produtos em 154 países. Estamos presentes não só em cuidados de ostomia, mas também em cuidados de incontinência, cuidados de feridas e pele, e cuidados respiratórios e de voz. Planeamos continuar a ser líderes no campo dos cuidados crónicos nos próximos 10, 20 anos”.
Allan Rasmussen salientou que este é um investimento a longo prazo no concelho: “Estou convencido de que, quando voltar daqui a alguns anos, haverá muitos novos funcionários portugueses. Numa primeira fase, planeamos empregar cerca de 800 pessoas, mas o potencial é muito maior. Adquirimos um terreno que nos permitirá construir mais e criar ainda mais empregos”.
O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, destacou o papel da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) na concretização do projeto: “A AICEP foi o início desta parceria. Foi quem nos apresentou à Coloplast”. O autarca ressalvou ainda que “este investimento não é apenas mais um projeto, mas sim uma iniciativa social para o futuro de Felgueiras e dos municípios à volta. A Coloplast está aqui para ficar por muitos anos.”
A Coloplast possui uma vasta rede de produção global, com mais de 15 mil funcionários e instalações em países como Hungria, China, Costa Rica, EUA, França, Alemanha, Suécia e Islândia, além da Dinamarca.
Embora ainda não estejam a recrutar em Portugal, pode ver as ofertas de emprego da Coloplast aqui.