fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

CIM do Tâmega e Sousa avalia no terreno impacto do traçado da linha do Vale do Sousa

CIM do Tâmega e Sousa avalia viabilidade de construção da linha do Vale do Sousa.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) realizou, no final da semana passada, uma visita técnica ao terreno para avaliar in loco os impactos ambientais e urbanos da construção da linha ferroviária do Vale do Sousa que, na região do Tâmega e Sousa, atravessará os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

Esta visita técnica, que decorreu durante dois dias – 30 de setembro e 1 de outubro –, contou com a participação das equipas técnicas da CIM do Tâmega e Sousa, das Infraestruturas de Portugal, da Área Metropolitana do Porto e dos municípios atravessados por esta linha – Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, no Tâmega e Sousa, e Paredes e Valongo, na Área Metropolitana do Porto, entidades que, no início este ano, firmaram um acordo de colaboração com vista à avaliação preliminar da viabilidade da construção de uma solução ferroviária para o eixo Valongo – Felgueiras, mais conhecida por linha do Vale do Sousa, e no qual se inseriu esta visita ao terreno.

No âmbito deste acordo de colaboração estão a ser desenvolvidos os estudos necessários à caracterização da situação e à avaliação da viabilidade e adequabilidade desta nova linha ferroviária às necessidades dos concelhos do Tâmega e Sousa e da Área Metropolitana do Porto.

Esta avaliação preliminar assenta na elaboração de quatro estudos: um estudo das condições para implementação de um sistema ferroviário, incluindo o seu modelo de exploração, para avaliar traçados, localização das estações, frequências de serviço, custos e impacto da nova linha na estrutura horária existente e a eventual necessidade de reforço da rede; um estudo de viabilidade técnica e ambiental, para avaliar a exequibilidade, do ponto de vista da engenharia, das soluções de comboio pesado e ligeiro; um estudo de procura potencial de passageiros; e uma análise de custo-benefício, para verificar a viabilidade do projeto, tendo em consideração os custos estimados resultantes do estudo de viabilidade técnica e ambiental e as conclusões do estudo de procura.

A CIM do Tâmega e Sousa e os seus municípios associados – Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira – são responsáveis, em parceria com a Área Metropolitana do Porto e os seus municípios de Valongo e Paredes, pela realização do estudo de procura, através do qual se pretende determinar, com maior exatidão e contexto envolvente, o potencial de passageiros associados à implementação do projeto. Os outros três estudos estão a ser realizados pela Infraestruturas de Portugal. Recorde-se que a realização de estudos para aferir a viabilidade da construção da nova linha Vale do Sousa está prevista no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) do Governo.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

Breves de Felgueiras

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub