“Chuva de lama” vai atingir Portugal, alerta o IPMA.

DGS alerta que são necessários cuidados com as crianças e idosos.
chuva de lama

A presença de poeiras na atmosfera durante o fim de semana, vindas do norte de África, poderá causar uma “chuva de lama”, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A partir desta segunda feira 29 de março, todas as previsões apontam para um aumento significativo da concentração de poeiras nos céus de Portugal Continental, inicialmente a sul, mas a estender-se a todo o território ao longo do dia. Terça, dia 30 de março, continuarão muito elevadas as concentrações de poeira. Na quarta feira assistiremos a uma diminuição da concentração e apenas na quinta feira, 1 de abril, se prevê que sejam residuais as poeiras sobre o território.

Durante estes dias o céu deverá apresentar uma tonalidade acinzentada, embora a presença de nuvens altas possa tornar menos discernível esse efeito. A luz solar será também afetada, com um efeito de filtração constante, mesmo em períodos de menor nebulosidade.

Estas poeiras estão a chegar a Portugal Continental através da circulação induzida por uma depressão em altitude que afetou o território do arquipélago da Madeira e que se encontra em deslocação na direção do Continente. Com a aproximação de depressão teremos alguma instabilidade associada e esperam-se alguns aguaceiros dispersos durante este dia de segunda feira. Essa precipitação, associada à presença de poeiras em altitude, poderá resultar na deposição de algumas poeiras no solo, no que popularmente se designa por “chuva de lama”. Ainda na terça feira, poderá repetir-se este evento na zona norte, onde se espera novamente a ocorrência de alguns aguaceiros.

DGS alerta para a “Fraca Qualidade do Ar”

Já a Direção-Geral de Saúde (DGS) dá nota que “este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.

Enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda:   

  • A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas:
  • Crianças;
  • Idosos;
  • Doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma;
  • Doentes do foro cardiovascular.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

Disponível no Google Play

Pub

Pub

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Serviço de Gestão de Redes Sociais para a INDÚSTRIA DO CALÇADO

O que oferecemos, não é apenas um serviço de gestão de redes sociais: desenvolvemos um serviço completo de Marketing Digital, especialmente direcionado para a INDÚSTRIA DO CALÇADO.

Com as nossas estratégias de Marketing Digital para a Indústria do calçado, conseguimos fazer chegar os produtos dos nossos clientes não só às marcas, como às pessoas diretamente responsáveis pelas compras!

Porquê trabalhar connosco?

Somos de Felgueiras: respiramos calçado desde “pequeninos”!

https://web.felgueirasmagazine.pt | 255 331 160 | web@felgueirasmagazine.pt | Rua Nicolau Coelho, Edf. Cidade Eufrásia, 4610-300 Friande – Felgueiras

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos.

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub