CERCIFEL promove estudo sobre a deficiência intelectual e multideficiência no concelho de Felgueiras!

Cercifel_quantos_somos

O projeto denominado “QUANTOS SOMOS” resulta de uma candidatura ao INR (Instituto Nacional de Reabilitação), bem como, da candidatura ao programa Capacitar Felgueiras promovido pela autarquia e tem o apoio e parceria das juntas de freguesia.

Para a Cercifel, única instituição do concelho a dar respostas á pessoa portadora de deficiência Intelectual e Multideficiência, interessa criar níveis de utilidade social.

Apesar da existência de lista de espera para  as respostas de CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) e de Lar Residencial da instituição,  esta não traduz o numero real de toda a população portadora de deficiência intelectual/multideficiência do concelho de Felgueiras, daí a necessidade do levantamento para conhecer o número mais aproximado do real, os seus modos de vida e quais os tipos de respostas adequadas às suas verdadeiras necessidades, permitindo assim conhecer  a realidade para depois atuar.

A Cercifel está a realizar um levantamento/estudo do número de todos os jovens/adultos (maiores de 18 anos de idade) portadores de deficiência intelectual/multideficiência do concelho de Felgueiras, através de entrevistas e questionários.

A informação será recolhida na deslocação ao terreno de um técnico da área das Ciências Sociais alocado a este projeto.

A aplicação dos questionários decorre até 30 de outubro (é garantida a confidencialidade e o anonimato, não constando a identificação em nenhum documento).

No mês de novembro será realizada a sistematização e interpretação da informação recolhida nos questionários/entrevistas.

A apresentação deste estudo e suas conclusões á Comunidade ocorrerá no Seminário “Nós e a (D) Eficiência II”, a realizar na Casa das Artes em dezembro.

O projeto quer ser um meio para a necessária mudança de perspetiva e um novo olhar para a Deficiência, para que a Inclusão Social plena das pessoas portadoras de deficiência intelectual seja uma realidade.

A Cercifel pretende, numa primeira instância CONHECER para que à posteriori, todos em rede, promovam ações/respostas concretas no sentido de mobilizar estes cidadãos a participar ativamente na Sociedade e assim promover os Direitos das Pessoas portadoras de Deficiência.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Venha Falar Connosco. O café é por nossa conta!

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!