A Cercifel vai assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente a 3 de dezembro, com várias atividades ao longo da semana voltadas para a sensibilização da comunidade felgueirense sobre os direitos das pessoas com deficiência.
José Carlos Pinheiro, diretor executivo da Cercifel, enfatiza a importância desta iniciativa:
“Este projeto surge da necessidade de proporcionar à comunidade felgueirense espaços de informação, partilha e sensibilização dos direitos das pessoas com deficiência e, concomitantemente, a alteração de comportamentos da comunidade em que estamos inseridos.”
Durante a semana, vão ter lugar ações de sensibilização nos cinco agrupamentos escolares de Felgueiras – Airães, Lixa, Dr. Machado de Matos, Idães e D. Manuel de Faria e Sousa – além de na Escola Profissional de Felgueiras e Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).
Hoje, dia 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, está prevista uma arruada com a participação dos utentes da Cercifel, que vai passar pelas principais ruas da cidade. “Quanto mais informadas e sensibilizadas estiverem as pessoas relativamente aos direitos das pessoas com deficiência, mais eficientes seremos todos em ultrapassar barreiras e proporcionar respostas e serviços de qualidade a este público, com vista a uma sociedade mais inclusiva”, sublinha José Carlos Pinheiro.
O culminar da semana acontece no dia 6 de dezembro, sexta-feira, com o “VI Seminário Nós e a (D)Eficiência…No Portugal de Abril”, dedicado aos avanços e desafios nos direitos das pessoas com deficiência, abordando temas como formação profissional e empregabilidade. “Pretendemos refletir sobre os avanços da sociedade nos 50 anos do 25 de Abril, os avanços e desafios dos direitos, a formação profissional e a empregabilidade das pessoas com deficiência”, explica José Carlos Pinheiro.
O evento vai decorrer no Espaço Passado, Presente & Futuro e vai contar com a presença da secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, além de representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Segurança Social, da Cercimarante, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da empresa Dalmática.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, devendo ser feita aqui até ao dia 5 de dezembro.