De 14 a 16 de março, Celorico de Basto acolhe a Festa Internacional das Camélias, um evento que alia inovação à tradição e que, no ano em que celebra o 20.º aniversário, pretende ser memorável.
A abertura oficial da Festa Internacional das Camélias está marcada para as 18h00 do dia 14 de março, sexta-feira, com o Mercado de Camélias e a entrega de certificados na Quinta do Prado. À noite, pelas 21h00, destaque para o desfile da Princesa e Rainha das Camélias, que promete encantar os presentes.
No dia 15 de março, pelas 15h00, abre a exposição/concurso de camélias e, às 15h30, ocorre um dos grandes momentos desta edição: será assinado um protocolo com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, para a criação da Quinta Ciência Viva das Camélias em Celorico de Basto.
O sábado termina com um concerto sinfónico que junta os Quinta do Bill e a Banda Filarmónica de Santa Tecla às 21h30.
Já no dia 16 de março, domingo, o destaque vai para o desfile temático e batalha das flores, na Praça Cardeal, marcado para as 15h00, seguido de uma atuação do Grupo Omni’s, às 17h30, na Quinta do Prado.
Este ano, o evento vai contar com “melhor comodidade para quem nos visita. Serão reforçados os espaços para que os milhares de pessoas esperadas possam almoçar no recinto e nos restaurantes do concelho, com conforto e sem grande tempo de espera”, ressalva José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O autarca acrescenta que “prevemos, efetivamente, o maior número de visitantes de sempre, com grande impacto social e económico. Esta não é apenas uma festa, é uma atividade mobilizadora que enche os restaurantes, os espaços de alojamento, as pastelarias, o comércio. Um evento de tal forma grandioso que os concelhos vizinhos saem muito beneficiados, uma vez que não temos capacidade para acolher toda a gente”. A festa cresce e com ela “cresce todo o território, num fomento crescente da coesão e da valorização daquilo que melhor nos identifica e distingue”.
A Festa Internacional das Camélias é das festas de inverno mais atrativas, pelos “jardins majestosos das quintas e casas senhoriais que se ‘vestem’ de camélias durante este período frio e são motivo obrigatório de visita, mas também pela envolvência da própria festa. As portas estão abertas para receber todos aqueles que nos queiram visitar e desfrutar do muito que esta festa internacional tem para oferecer!”, convida o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.