No dia em que Portugal comemora meio século da Revolução dos Cravos, a Câmara Municipal de Celorico de Basto vai homenagear os dois mais antigos órgãos de comunicação social do concelho: o jornal “O Povo de Basto” e a Rádio Região de Basto. Estes meios de comunicação vão receber a medalha de mérito, grau Ouro, em reconhecimento do seu papel na promoção da democracia, e dos valores associados à liberdade de expressão.
O jornal “O Povo de Basto” foi fundado em 1910, tendo já mais de 100 anos de história e sobrevivido às diversas dificuldades enfrentadas pela imprensa ao longo do tempo. A Rádio Região de Basto, por sua vez, completa este ano 25 anos de existência, sendo uma emissora que leva o nome de Celorico a uma vasta região. Ambos são pilares da comunidade local, dando voz aos cidadãos e mantendo a memória do concelho.
Este evento em Celorico de Basto serve não só para homenagear estes dois órgãos de comunicação social, como também para refletir sobre o papel crucial da imprensa livre na manutenção dos valores de abril. O direito à informação e a liberdade de expressão, pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável de qualquer sociedade, são das principais conquistas após a Revolução de 25 de Abril de 1974.