António Faria Vieira, construtor de cavaquinhos de Felgueiras, recebeu ontem, dia 27 de novembro de 2024, uma placa alusiva à integração da sua oficina no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI). A distinção foi atribuída pela Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com o Instituto do Património Cultural – Instituto Público e a Associação Cultural e Museu do Cavaquinho.
O luthier iniciou a construção e restauro de instrumentos de cordas em 1974, enquanto trabalhava como marceneiro, tendo-se dedicado, em 1990, em exclusivo a esta atividade. António Faria Vieira conta com 50 anos de trabalho ligado aos cordofones, especialmente ao cavaquinho, um instrumento que é parte integrante das tradições portuguesas, particularmente nas artes e tradições do Vale do Sousa.
Ao longo dos anos, o construtor de cordofones participou em exposições e certames de artesanato a nível nacional, sendo galardoado em diversos concursos.
A inclusão da sua oficina, “local onde se aplicam os saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho”, no INPCI, resulta de um esforço conjunto entre entidades regionais e nacionais para salvaguardar “saberes e práticas tradicionais no processo de construção do cavaquinho”, lê-se numa nota do Município de Felgueiras.