Já tem ou está a pensar aderir a um cartão de crédito?
Saiba que este recurso financeiro pode trazer inúmeras facilidades para o seu dia a dia, mas também exige atenção redobrada quando o assunto é segurança.
Apesar de todos os protocolos de segurança nacionais e europeus que os emissores de cartões de crédito têm de respeitar, há sempre uma brecha que alguém está disposto a aproveitar para tentar roubar-lhe os seus dados e/ou dinheiro.
Quando isso, infelizmente, acontece, é importante que esteja preparado para atuar com rapidez e tranquilidade de modo a conter os danos causados e apanhar os criminosos, mas como?
É o que lhe vamos dar a saber já de seguida.
Como identificar fraudes no cartão de crédito?
É usual dizer-se que os criminosos estão sempre um passo à frente da lei, mas há algumas fraudes que, de tão recorrentes que são, podem ser facilmente identificadas. A saber:
- Phishing: este esquema corresponde ao envio de mensagens via SMS ou e-mail que o direcionam para um site falso, em tudo idêntico a um site fidedigno, desenhado para levá-lo a fornecer informações pessoais e bancárias.
- Clonagem de cartões: este tipo de esquema fraudulento consiste na colocação de uma peça num multibanco que captura o cartão para, de seguida, ser retirado pelos criminosos ou na cópia da banda magnética do cartão para, posteriormente, ser utilizado em compras, transferências ou levantamentos.
- Burla telefónica: fazendo-se passar por funcionários de instituições credíveis, como bancos ou fornecedores de energia, os burlões levam-no a fornecer os dados do seu cartão para resolver uma situação urgente.
- Roubo de correspondência: ainda que as cartas enviadas pelo emissor do seu cartão sejam descaracterizadas, existe a possibilidade de estas serem roubadas e os burlões se apropriarem indevidamente do seu cartão e PIN.
Como deve agir em caso de fraude com o seu cartão de crédito?
Antes de lhe explicarmos como agir se, apesar de todas as precauções, acabar por se ver envolvido numa fraude com o cartão de crédito, é importante sublinhar que:
- Caso tenha cumprido com os deveres de confidencialidade e segurança dos seus dados, após comunicar ao seu banco a fraude, o valor em que foi lesado ser-lhe-á reembolsado;
- A partir data de um débito indevido, tem um período de 13 meses para comunicar ao banco as operações de pagamento não autorizadas com o cartão de crédito;
- Sobre o seu banco recai a obrigação de provar que o pagamento não autorizado nada teve a ver com deficiências no sistema ou avaria técnica.
Feitas estas ressalvas, é tempo de o ajudar a agir em caso de fraude:
- 1º Passo: Contactar, imediatamente, o seu banco ou o emissor do cartão;
- 2º Passo: Transfira o dinheiro da conta conectada ao cartão para uma conta segura;
- 3º Passo: Avise as autoridades e faça uma participação na ocorrência. Não se esqueça de pedir uma prova da participação.
Uma vez cancelado o cartão, todos os movimentos posteriores serão da responsabilidade do emissor.
Caso, antes da comunicação de furto ou extravio do cartão, se verifiquem movimentos, só será responsável por um máximo de 50 euros.
Contudo, se tiver existido dolo ou negligência da sua parte, a responsabilidade é inteiramente sua e não terá direito a reembolso.
Como proteger o seu cartão de crédito no futuro?
Para garantir a segurança do seu cartão de crédito e poder beneficiar com tranquilidade de todos os benefícios que este lhe oferece, é tempo de tomar algumas medidas preventivas:
- Assine o seu cartão de crédito e destrua-o quando receber um novo;
- Memorize o seu código PIN e não o guarde na carteira ou partilhe. Caso precise de anotar o PIN, faça-o dissimuladamente, por exemplo, em forma de uma data de aniversário;
- Nunca perca o seu cartão de crédito de vista aquando de um pagamento e exija sempre um comprovativo de compra;
- Caso um pagamento contactless num TPA seja rejeitado e lhe peçam para repetir a operação, confirme sempre se o pagamento foi, realmente, cancelado;
- Não utilize uma caixa Multibanco que tenha sinais de vandalismo ou que apresente um aspeto diferente do habitual;
- Confirme sempre o montante a pagar antes de passar o cartão num TPA Contactless;
- Faça compras online em sites credíveis e seguros. Para ajudá-lo nesta tarefa, verifique se o endereço da página online começa por “https” e apresenta um cadeado de conexão segura;
- Não divulgue dados pessoais por telefone ou email;
- Não aceda a sites através de links enviados por SMS, email ou redes sociais;
- Se receber uma mensagem do banco solicitando-lhe a autorização para a conclusão de uma operação e um código para o efeito, não o faça se a operação não tiver sido realizada por si. Nesta situação, recomendamos que contacte, de imediato, o seu banco.