Em reiteradas ligações telefónicas para um hospital da área de influência da região, ao passarem a ligação para um serviço, passaram-me – afirmaram não saber como! – a chamada para os HUC (Hospitais da Universidade de Coimbra).
O diálogo era incoerente mas durou uns minutos, até que pergunto de onde falam e informam-me que dos HUC.
Foi assim: Liguei para o um dos centros hospitalares de influência da região. Estive cerca de quinze minutos à espera que me atendessem. Parei.
Liguei para outra unidade do centro hospitalar durante mais cerca de quinze minutos. Não me atenderam.
Voltei a ligar para a sede. Atenderam-me passado tempo considerável. Reencaminharam-me a chamada para outro serviço. Sai, como digo, os HUC!
Volto a ligar para a sede não sem esperar mais uns minutos consideráveis. Digo que me reencaminharam a chamada para os HUC. A senhora disse-me que não percebeu o que se passou. Eu menos ainda.
Volvida com isto parte da tarde, peço que me arranje maneira de obter a informação. Sugeri o correio electrónico.
Vamos ver.
Isto, por mais que se desgoste da ministra ou ministro duma tutela, nem das políticas do SNS (Serviço Nacional de Saúde), se for o caso, mas serve para qualquer ministério, por mais que tudo seja um caos, é culpa das cúpulas?!
Digo muitas vezes que os “xistemas” funcionam mal. Não tenho dúvidas. Presencio e experiencio. Não apego o fogo ao mundo, não espalho brasas sem conhecimento de causa.
Mas se cá em baixo o “xistema” não funcionar… o funcionário não funcionar bem, nada pode funcionar regularmente.
É uma verdade. Indesmentível de todo.
(Não pratico deliberadamente o chamado Acordo Ortográfico).