Na Carité, a idade média dos trabalhadores é baixa e isso deve-se a uma estratégia de longo prazo da empresa. “Sempre foi o nosso lema apostar nos jovens. Temos sempre as portas abertas aos jovens que querem vir trabalhar e aprender connosco” afirma Reinaldo Teixeira, presidente do grupo Carité, no âmbito de um Webinar promovido pelo CTCP, no passado dia 7 de julho de 2020.
Reinaldo Teixeira acarinhou e promoveu recentemente na sua empresa a implementação de uma metodologia de aprendizagem baseada no trabalho, desenvolvida no âmbito do Projeto europeu ICSAS ( http://icsas-project.eu), destinada à qualificação de jovens.
Esta ação piloto de formação, que envolveu jovens colaboradores da empresa, decorreu entre novembro de 2018 e maio de 2019 e teve a duração de 1000 horas (250 teóricas e 750 horas em contexto de trabalho) nas secções produtivas: corte, costura, montagem e acabamento. Os tutores foram os colaboradores responsáveis por cada uma das secções.
Convidado a participar numa sessão de apresentação dos resultados desta nova metodologia de aprendizagem, Reinaldo Teixeira começou por dizer que
“cada vez mais, para qualquer empresa de calçado, é importantíssimo existir formação e parceiros como o CTCP e o CFPIC para nos apoiarem”. Sou apologista e sempre fui da opinião da formação ser realizada na própria empresa. Nós servimo-nos dos nossos melhores colaboradores para serem os mestres para os jovens” afirmou este empresário.
“Estou muito satisfeito com este projeto, foi uma valia muito grande para a minha empresa. Senti que os jovens que participaram nesta formação do ICSAS ficaram contentes e evoluíram. Nós para os aliciarmos e os termos connosco, a dizerem bem da empresa e até proporcionar que outros apareçam, temos de participar na evolução deles”.
Para Reinaldo Teixeira uma empresa que aposte nos jovens está a dar passos para o seu futuro. Esta aposta pode ainda ser, segundo ele, um voto de confiança para os clientes. “Sabe-nos bem quando um cliente nos visita e no final nos diz que vê uma empresa com futuro, que aposta nos jovens” conclui.
Paula Lemos, uma das jovens aprendizes, que participou nesta iniciativa de formação afirma que “o facto desta formação ser muito prática e ter o acompanhamento muito próximo do formador fez-me ter mais interesse e estar mais motivada para trabalhar no setor do calçado”.
Para Reinaldo Teixeira, o sucesso da empresa, que todos os anos contrata jovens, prende-se com proporcionar-lhes boas condições físicas no local de trabalho, tecnologia de ponta, formação, possibilidade de evolução na carreira profissional e a valorização do trabalho.
“Nós temos sempre jovens a bater-nos à porta. E temos sempre instituições de formação, todos os anos, a pedir-nos para aceitar jovens para estágio e temos sempre as portas abertas” afirma Reinaldo Teixeira, que aconselha outros empresários também a ter as portas abertas a estas iniciativas, pois estas podem ser a forma de atrair jovens para o setor.
O Grupo CARITÉ, conta com 30 anos de história na produção de calçado. Hoje o grupo é constituído por várias empresas e dá emprego a cerca de 550 pessoas. O volume de negócios da empresa, em 2019, foi de 33 milhões de Euros.