Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Foi aprovada na última reunião de câmara uma proposta que prevê uma comparticipação financeira da Câmara às Juntas de Freguesia, com o objetivo de que estas construam um parque infantil nas suas freguesias, sendo elas agregadas ou não.
Na prática, e através da celebração de um protocolo entre a Câmara e as Juntas de Freguesia, o Município compromete-se a atribuir a cada Junta de Freguesia um apoio até 8 mil euros para a construção (ou reformulação) de um parque infantil e aquisição dos respetivos equipamentos, enquanto que as Juntas de Freguesia devem assegurar o terreno, o arranjo do espaço envolvente,
bem como a manutenção dos equipamentos.
De acordo com a proposta aprovada, o parque infantil deverá conter, no mínimo, duas molas, um baloiço com dois assentos, um escorrega, uma cerca com portão e o pavimento em borracha.
O Felgueiras Magazine ouviu algumas Juntas de Freguesia, que ainda se encontram a analisar a proposta. O entendimento geral é que esta proposta de comparticipação é globalmente positiva. Contudo algumas questões estão a ser levantadas, como os custos com a aquisição dos terrenos para a construção do parque infantil, que devem ter uma localização central nas freguesias, ou os custos de manutenção dos equipamentos, que serão assumidos pelas juntas. Em especial as freguesias mais pequenas e mais carenciadas estão a analisar cuidadosamente os seus custos com a construção de um parque infantil, especialmente considerando que estas freguesias poderão ter necessidades e prioridades mais prementes.
A existência de equipamentos, como um parque infantil, descentralizados nas várias freguesias do concelho, é um importante
contributo para a melhoria da qualidade de vida dos felgueirenses, em especial os que residem foram dos centros urbanos.
Esta proposta terá ainda que ser apreciada pela Assembleia Municipal.