No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, a Câmara Municipal de Felgueiras vai inaugurar o percurso “Levadas de Jugueiros” no dia 6 de outubro, com uma cerimónia oficial e uma caminhada pelo trajeto.
A iniciativa terá início às 08h30, no lugar do Assento, na freguesia de Jugueiros, e começará com a apresentação de um documentário dedicado ao novo percurso. Após a projeção do vídeo, os participantes poderão contactar diretamente com todo o património natural e cultural que lhes foi apresentado, numa caminhada de 8.3 km, com regresso ao local de partida.
A obra a inaugurar conjuga a preservação e valorização do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuindo para fortalecer a oferta turística local.
A intervenção tem uma forte componente de obra de recuperação e beneficiação do património local, paisagístico e ambiental de interesse coletivo e seu apetrechamento, incluindo obras e equipamentos associados à preservação de património imaterial e à utilização turística, mas também a produção de material documental e de divulgação, de registo videográfico e promocional.
A concretização do projeto “Levadas de Jugueiros” foi possível graças à aprovação, com a nota máxima, de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020, apresentada através da ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa. O projeto conta com um financiamento de 80%, correspondendo a um subsídio não reembolsável de 159.971,59€, para um investimento total elegível de 199.964,49€.
O promotor do projeto é o Município de Felgueiras, tendo estabelecido acordos de cooperação com a Junta de Freguesia de Jugueiros, a Associação da Casa do Povo de Jugueiros e a Salta Fronteiras Associação, bem como acordos com os consortes das Levadas e outros particulares para cedência de passagem e de ocupação de equipamentos.
O PR3 FLG “Levadas de Jugueiros”, já homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é um convite para uma caminhada plena de beleza e encanto. Ao longo do percurso os visitantes terão a oportunidade de observar uma paisagem sublime repleta de detalhes. As quedas de água, as cascatas, a biodiversidade, e os valiosos legados do período medieval representam alguns dos tesouros que podem ser encontrados ao longo deste trajeto.
Do património cultural e natural, que marca todo o caminho, destacam-se as levadas, os moinhos, a calçada das barrias e a ponte medieval de Travassós.
Os interessados em participar na caminhada a realizar no dia 6 de outubro, pelas 08h30, com início no lugar do Assento, em Jugueiros, devem efetuar a sua inscrição aqui. Limitado à participação de 200 pessoas.