O projeto LIFE GreenShoes4All é um dos finalistas do LIFE Citizens’ Prize. O prémio é inserido no programa LIFE da União Europeia, focado no ambiente e ação climática.
O LIFE GreenShoes4All visa desenvolver soluções de eco-design, reciclagem e produção mais sustentáveis, além de procurar diminuir significativamente a pegada ambiental do setor do calçado. A ideia surgiu do facto de a indústria europeia de calçado gerar uma quantidade significativa de CO2 e de resíduos não recicláveis, tendo dificuldade em adotar práticas que respeitem o ambiente.
Com a participação de entidades portuguesas como a APICCAPS ou o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, e empresas como a AMF (Guimarães) e a Atlanta (Felgueiras), além de colaborações com organizações europeias, o LIFE GreenShoes4All está focado na promoção de práticas ecológicas.
De acordo com Maria José Ferreira, responsável pelo Departamento de I&D do CTCP, “o projeto LIFE GreenShoes4All visa criar um mercado interno de produtos ecológicos, promovendo a utilização de metodologias e regras inovadoras para a categorização da pegada ambiental dos produtos”. Além disso, pretende também “testar e demonstrar novas rotas de reciclagem na cadeia de valor do calçado na UE e estabelecer e comparar, através da experimentação, conceitos inovadores de eco-design e processos de fabrico de calçado ecológico”.
O vencedor do prémio será decidido por votação pública, podendo o voto ser feito aqui. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia já no próximo dia 30 de maio.