Em 2023, a produção mundial de calçado registou uma queda de 6%, atingindo os 22,4 mil milhões de pares, o valor mais baixo da última década, excluindo os anos pandémicos. Portugal, com uma produção de 81 milhões de pares, registou um recuo de 3,6%, um desempenho superior ao de Itália, que sofreu uma queda de 8,6%, de acordo com o World Footwear Yearbook.
“Ainda que o ano de 2023 tenha sido particularmente difícil para o setor do calçado a nível internacional, começam a verificar-se os primeiros sinais consolidados de nearshoring (prática de transferir operações para um país próximo, em vez de para países distantes)”, afirmou Luís Onofre, presidente da APICCAPS. “É claramente um bom sinal para as nossas empresas que, mesmo num clima de grande exigência, continuam a investir e a procurar novas oportunidades de negócio”.
Nos últimos dez anos, a produção de calçado em Portugal aumentou 8%, de 75 milhões de pares em 2013, para 81 milhões em 2023. Em contraste, a produção italiana recuou 26,7% no mesmo período (de 202 milhões de pares produzidos em 2013 para 148 no último ano).
O preço médio de exportação por par de calçado em Portugal atingiu 12 dólares em 2023, representando um aumento de 3,2% face ao ano anterior, posicionando o país logo após Itália na tabela de exportação.
“Nos últimos dois anos, o nosso país foi procurado por marcas de inegável prestígio a nível internacional, que procuram naturalmente um parceiro fiável, com uma grande qualidade produtiva, serviço de excelência e que está a apostar de forma continuada nas áreas da automação, digitalização e mesmo sustentabilidade”, sublinhou Luís Onofre.
De acordo com o World Footwear Yearbook, a queda na produção mundial está diretamente relacionada com a diminuição do consumo nos principais mercados mundiais. Estados Unidos, China e União Europeia registaram uma perda conjunta de quase 1500 milhões de pares em 2023.
A indústria do calçado permanece fortemente concentrada na Ásia, onde são fabricados quase 9 em cada 10 pares, com a China a liderar com 55% da quota de mercado global. Ainda assim, em 2023 a Europa recuou apenas 5%, uma percentagem inferior à perda de 7% no continente asiático.
Em termos de comércio global, as exportações de calçado totalizaram 14 mil milhões de pares e 168 mil milhões de dólares em 2023, refletindo uma diminuição anual de 9,1% em volume e 6,1% em valor. Apesar deste cenário, os países asiáticos consolidaram a sua posição no mercado, aumentando a sua quota para 84,6%. Por outro lado, a quota da Europa diminuiu para 12,8%.
No que toca ao consumo, a Ásia também domina, sendo que em 2023 o mercado asiático representou mais de metade (54,7%) do total mundial. A União Europeia, se considerada como uma região, representa o terceiro maior mercado consumidor de calçado, com 1 948 milhões de pares adquiridos em 2023.