Brigada de Sapadores Florestais do Tâmega e Sousa reforçada com maquinaria pesada

A Brigada de Sapadores Florestais do Tâmega e Sousa vai ser dotada de maquinaria pesada para utilização em operações de prevenção e de defesa da floresta contra incêndios.
Brigada Sapadores Florestais

A atribuição de um veículo pesado – um trator pneumático – e dos respetivos equipamentos mecânicos resulta de um contrato de comodato celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A nova maquinaria, que irá reforçar os equipamentos de corte de que esta Brigada já dispõe, vai permitir aumentar a área de limpeza de mancha florestal, bem como possibilitar uma maior eficácia e eficiência nas operações de instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios.

Recorde-se que a Brigada de Sapadores Florestais do Tâmega e Sousa foi criada em março, sendo constituída por 14 sapadores e um engenheiro florestal, que lidera a equipa. Os primeiros três meses foram de formação, ministrada pelo ICNF, tendo as ações efetivas no terreno arrancado no final de maio. Volvidos cerca de quatro meses, foram já intervencionados mais de 40 hectares de mancha florestal da região, um importante contributo na prevenção da ocorrência de incêndios.

Sediada na antiga escola primária do Gôve, em Baião, a sua área de atuação estende-se aos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, tendo por função intervir prioritariamente no âmbito da instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas ações de consolidação de rescaldo, nas ações de estabilização de emergência para evitar fenómenos de erosão pós fogo, e na execução de faixas de gestão de combustíveis definidas nos respetivos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, promovendo, assim, uma atuação em consonância com os objetivos definidos na Estratégia Nacional para as Florestas e no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A constituição desta Brigada resulta de uma candidatura apresentada pela CIM do Tâmega e Sousa ao ICNF, sendo cofinanciada pelo Fundo Florestal Permanente.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.