Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras lançaram um apelo à comunidade para alcançar potenciais dadores de medula óssea. O pedido foi feito através de um vídeo divulgado nas redes sociais, onde destacam a necessidade de encontrar um dador compatível para Hernâni Diogo, membro da direção da corporação que foi diagnosticado com leucemia, e que necessita de um transplante de medula óssea.
“Ajudem-nos! Hoje somos nós a chamar-vos!”, apelam os bombeiros, sublinhando a importância de pequenos gestos que podem salvar vidas. Para ser dador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 45 anos, ser saudável, pesar no mínimo 50 kg e não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.
No vídeo, os bombeiros reforçam: “Um dos nossos precisa da vossa ajuda. Contamos com todos. Apelamos à vossa solidariedade”.
De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), ser dador de medula óssea é um processo simples, mas vital. O primeiro passo envolve a inscrição e a realização de uma pequena amostra de sangue ou saliva para testes de compatibilidade. Se for encontrado um potencial compatível, o dador será contactado para realizar exames adicionais e, eventualmente, o procedimento de doação.
Os interessados em ajudar podem dirigir-se às sessões de colheita de sangue realizadas em carrinhas móveis que percorrem os concelhos e freguesias ou ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). Para mais informações pode consultar o site do IPST.