Tudo começou quando a Livraria Lello, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, resolveu pôr fim à compra de água em garrafas de plástico, para consumo diário dos colaboradores. Contudo, esta conhecida Livraria do Porto, tinha ainda centenas de garrafas em stock. Procurou por isso uma solução sustentável para estas garrafas e desafiou a APICCAPS a encontrar parceiros que dessem uma nova vida às garrafas de água de plástico, transformando-as em sapatos. A APICCAPS assim o fez.
Luís Onofre desenhou as sapatilhas, e a empresa de Felgueiras Bolflex utilizou 650 garrafas de plástico da Livraria Lello, para desenvolver as solas e as aplicações do calçado, que usam ainda pele de origem 100% vegetal. Foram produzidos 40 pares de sapatilhas.
A farda da Livraria Lello fica completa com as sweats e t-shirts produzidas pela marca nacional de vestuário Daily Day, fabricadas em algodão de fibra-longa – um material natural, resistente e confortável –, com malhas concebidas e produzidas em Portugal.
A Livraria Lello “sonha com um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e mais sustentável e, por isso, procura, em toda a sua atividade, o alinhamento com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas. Nesse sentido, implementamos uma estratégia de sustentabilidade, da qual faz parte esta nova farda”, explica a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto, citada no site da empresa.