No dia 8 de fevereiro, a edição “Vem ouvir p’ra contar – Especial Autores” trouxe a Felgueiras o escritor Pedro Chagas Freitas. O auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras encheu-se para ouvir as aventuras do “O Rei Tigão”, com 73 crianças, acompanhadas pelos seus pais e mães, que não quiseram perder pitada desta história.
A história “O Rei Tigão” foi contada pelo próprio autor, Pedro Chagas Freitas, que inspirado na realidade vivida durante o processo clínico do seu filho Benjamim, conta as peripécias do reinado de um Tigre e do seu fiel amigo, o pinguim Alfredo, unidos ainda mais pela solidariedade e pela partilha de uma cicatriz que salvou a vida ao Rei Tigão.
Com esta história, o autor deixa uma semente de empatia e de generosidade, mostrando-nos como, por vezes, a dor pode transformar-se em amor. Na interação com as crianças e com os pais, o autor teve ainda tempo para, com humor, deixar uma mensagem de coragem e de superação, ressalvando que a criatividade é fundamental para enfrentar a adversidade.
A próxima sessão do “Vem ouvir pra contar” realiza-se no dia 8 de março.
“Vem ouvir pra contar” é uma atividade mensal e complementar ao Programa de Promoção da Consciência Fonológica e Consciência Lexical Pré-escolar que está a ser implementado em todos os Jardins de Infância da rede pública do Município de Felgueiras, no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE). A atividade tem como principal objetivo promover momentos de leitura em família, procurando proporcionar hábitos de leitura na infância e o acesso à literatura infantil.
O PIPSE tem como principal objetivo a promoção do sucesso escolar dos alunos do Tâmega e Sousa, reforçando a equidade no acesso à educação e melhorando a qualidade e pertinência das aprendizagens e competências, e é desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), no âmbito dos Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (NORTE2030-2024/5).