O Dia da Escrita à Mão será assinalado no dia 25 de janeiro, pelas 15h00 na Biblioteca e Arquivo Municipal. A efeméride será assinalada com uma conferência proferida por três personalidades de áreas tão diversas como: paleografia e diplomática; arquitetura grafoanálise, anunciou a autarquia em nota publicada no site do Município.
Às 15h00 iniciam os trabalhos com a abordagem do tema “A manufatura da escrita em Portugal: formas de escrever, agentes da escrita e condições materiais” – pela Professora Doutora Mª José Azevedo Santos- Universidade de Coimbra.
A Professora Doutora Joana Rafael do Instituto Superior de Ciências da Educação abordará a “Escrita «automática» e a caneta «inteligente»: simbioses programadas entre homem e computador”.
“A escrita à mão como ato mental” será o tema sobre o qual falará o Dr. Afonso Henrique Sousa – Mestre em Grafoanálise – especialista em grafística, grafopatologia e grafologia forense
A cerimónia terminará com a homenagem à D. Cremilda Ribeiro da Cunha – professora primária aposentada mais velha do concelho, tendo completado recentemente 100anos.
Na mesma altura será efetuada a apresentação pública do evento de homenagem ao “Professor Primário”, principal impulsionador da escrita à mão, que irá decorrer na altura do encerramento do ano letivo 2019/2020.