Em resposta ao recente aumento dos preços da água, saneamento e resíduos pela Câmara Municipal de Felgueiras, o Partido Social Democrata (PSD) de Felgueiras manifestou o seu desagrado através de um comunicado detalhado, onde critica abertamente as ações do executivo municipal PS/Livre, liderado por Nuno Fonseca. O PSD enfatiza que “é muito lamentável que a comunidade de Felgueiras tenha agora recebido a notícia do aumento considerável dos preços“.
O partido argumenta que “este aumento é acompanhado por uma tática política ardilosa e atraso no envio da fatura do ambiente sem dar uma satisfação aos munícipes“, aludindo ao facto dos munícipes só terem recebido a fatura após as eleições legislativas de 10 de março..
Sobre as consequências do aumento, o PSD alerta: “Este aumento irrefletido não só passou para o triplo em alguns casos, como se soma a tantos outros aumentos na despesa das famílias desde o início do ano!” O comunicado também levanta preocupações sobre “eventuais erros e falhas técnicas na emissão das novas faturas, em particular para possíveis erros técnicos nos cálculos da nova fatura“.
O PSD critica o executivo municipal por “aparente falta de transparência, fraca gestão e manipulação política“, acusando-a de ir “contra os princípios fundamentais da democracia e mina a confiança dos cidadãos nas instituições públicas“. O partido recorda que “ao longo dos últimos anos o PSD Felgueiras tem alertado sucessivamente para os gastos excessivos do executivo municipal“.
Destacando alternativas, o comunicado menciona que “existem bons paradigmas que estão a ser implementados noutros municípios“, e critica a postura do município de Felgueiras por manter “os mesmos serviços de há 8 anos, subcontratam-se empresas e, simplesmente, atualizam-se os tarifários em função dos custos imputados e das recomendações da ERSAR“.
O PSD apela a uma mudança de abordagem, defendendo que “em muitos municípios portugueses onde já se trabalha em ‘comunidade’, para uma bioeconomia sustentável da Fatura Ambiente“, é possível “desenvolver modelos de acompanhamento personalizado de consumo de água e produção de resíduos, inclusive com vantagens /descontos na Fatura Ambiente para o munícipe“.
Finalizando, o partido afirma que “o executivo ‘Sim Acredita’ / PS deve um pedido de desculpas à comunidade“, reiterando que “estas decisões devem ser comunicadas com a devida antecedência e sem surpresas pós-eleitorais“. E conclui que “o PSD Felgueiras votou contra este aumento em sede de Câmara Municipal e Assembleia Municipal, e continuará a apresentar propostas e modelos alternativos para que a fatura ambiente possa vir a ser reduzida para todos os munícipes“.
O Felgueiras Magazine tentou obter uma reação da Câmara Municipal a este comunicado, mas até ao momento não obtivemos resposta.