Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Cidade “nova”, mas com hábitos antigos. Algumas zonas da cidade de Felgueiras, como a envolvente da Igreja Matriz, a Avenida Dr. Leonardo Coimbra ou a Rua Rebelo de Carvalho, foram recentemente alvo de obras de requalificação. Estas obras pretendiam promover a circulação pedonal, tornando as ruas mais seguras para quem circula a pé. Mas reduziram os lugares de estacionamento.
Na semana passada, divulgamos aqui, no Felgueiras Magazine, imagens de viaturas estacionadas em cima dos passeios na “nova” Avenida Dr. Leonardo Coimbra. Já antes o havíamos feito e, quem circula em Felgueiras, sabe que o estacionamento abusivo é uma constante na cidade. Desta vez, a fotografia é uma viatura da Câmara Municipal, estacionada em cima do passeio, na parte lateral do edifício dos Paços do Concelho. A fotografia foi tirada na passada quinta feira de manhã. Note-se também, na foto, que estão estacionadas viaturas, indevidamente, em lugares de carga e descarga e em lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade reduzida.
Tentamos obter, junto da Câmara Municipal de Felgueiras, uma explicação para o estacionamento desta carrinha do Município em cima do passeio. Até ao momento, não obtivemos resposta. E até poderá haver uma justificação!
É importante que as obras de regeneração urbana em Felgueiras e na Lixa devolvam as cidades as às pessoas, dando prioridade à circulação pedonal. Mas para isso, é necessário que os condutores respeitem, pelo menos, as áreas de circulação dos peões: os passeios e as passadeiras. Até por uma questão de segurança para quem circula a pé. E é preciso também mais fiscalização. Estacionamentos como este, da carrinha da Câmara de Felgueiras, não devem existir. E o exemplo deve vir de cima!
E, com as obras na cidade de Felgueiras, ficou ainda mais visível a falta de bolsas de estacionamento em algumas zonas da cidade. Mas esse será tópico para outra conversa.