A Associação Empresarial de Felgueiras é uma das incubadoras que vão implementar o projeto “Acelerar o Norte” na região do Tâmega e Sousa. A iniciativa, que decorre até ao final de 2025, pretende apoiar micro, pequenas e médias empresas na transição digital, oferecendo diagnósticos gratuitos, formação e incentivos financeiros como vouchers até 2000€.
O projeto “Acelerar o Norte” visa capacitar empresas dos setores do comércio, serviços pessoais e restauração das oito sub-regiões do Norte do país, incluindo o Tâmega e Sousa. A iniciativa pretende contribuir para a mudança de atitude empresarial, ao facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.
Um dos destaques do programa é o acesso a vouchers de até 2000€, destinados à contratação de serviços especializados, como publicidade digital e marketing, ferramentas de gestão ou soluções de cibersegurança. Além disso, a Associação Empresarial de Felgueiras pode ajudar as empresas locais a terem acesso a diagnósticos gratuitos de maturidade digital, planos de transição personalizados e workshops temáticos.
Estes incentivos, financiados pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e NextGeneration EU, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital, pretendem facilitar a adoção de tecnologias digitais e a simplificação de processos empresariais.
A Associação Empresarial de Felgueiras, parceira local do projeto, é uma das aceleradoras, tendo o papel de ajudar os empresários da região a terem acesso ao apoio. Segundo o plano apresentado, o objetivo é mobilizar e apoiar cerca de 9 mil empresas até ao final de 2025, contribuindo para a sua transição digital.
As atividades elegíveis são o comércio e reparação de automóveis e motociclos (CAE 45), o comércio por grosso (CAE46), o comércio a retalho (CAE 47), a restauração e similares (CAE 56), as agências de viagens e operadores turísticos (CAE 79), a reparação de computadores e de bens de uso pessoal (CAE 95) e outras atividades de serviços pessoais (CAE 96).
As empresas que não sejam PME ou cuja atividade principal não se enquadre num CAE abrangido pelo projeto poderão aceder a informações prestadas pela rede de Aceleradoras de Comércio Digital, inscrever-se em eventos e participar nos workshops e outras iniciativas de capacitação promovidas no âmbito do Acelerar o Norte (exclui vouchers).
As empresas interessadas poderão obter mais informação junto da Associação Empresarial de Felgueiras, localizada na Av. Dr. Ribeiro de Magalhães, n.º 1037 – 1.º, através do email geral@aef.pt ou do telefone 255 311 558.