"As pessoas com historial de asma e problemas respiratórios podem ser consideradas grupo de risco?"
Os asmáticos não têm uma probabilidade acrescida de adquirir a infeção comparativamente com a população geral. Apesar disso, tal como noutras infeções respiratórias, no caso de a asma não estar controlada, poderá haver maior dificuldade em controlar a doença. Por isso, é importante que a asma esteja bem controlada.
Devem ser reforçadas as boas práticas de higiene respiratória (tossir ou espirrar tapando o nariz e a boca com o braço ou prega do cotovelo, ou, no caso da utilização de um lenço de papel, descartar de imediato o papel no lixo); deve-se evitar cumprimentar com contacto físico e manter alguma distância social; deve-se ainda lavar frequentemente as mãos com água e sabão (especialmente depois de contactar com pessoas ou com superfícies tocadas por várias pessoas, tossir, espirrar ou assoar o nariz) e evitar levar as mãos ao rosto.
Em caso de dúvidas, não recorra ao seu médico nem a um serviço de saúde ou farmacêutico. Ligue para a linha SNS 24 (808 24 24 24). Compreenda que podem existir demoras na resposta. Aguarde, e siga as orientações que lhe forem dadas.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.
Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.