O Felgueiras Magazine conduziu ontem, segunda-feira, uma sondagem através da rede social Instagram, questionando os seus seguidores acerca de um possível adiamento da iniciativa “A Chave”, prevista para esta sexta-feira, devido às possíveis condições meteorológicas adversas.
A pesquisa, que contou com a participação de 1 106 seguidores, revelou que a grande maioria dos inquiridos consideram que a arruada de bombos, que assinala a abertura oficial das Festas de S. Pedro, deve ser adiada em caso de chuva.
A pergunta de partida para a sondagem foi “A arruada de bombos do S. Pedro é já na sexta-feira. Contudo, há previsão de chuva. Acha que o evento devia ser adiado?“. Da totalidade das respostas recolhidas, 76% dos participantes acham que “A Chave” deve ser adiada (“sim”), enquanto 24% considera que não (“não”).
Entretanto, Câmara Municipal de Felgueiras divulgou hoje, terça-feira, o programa da Feira de Maio, alertando que este poderá ser sujeito a ajustes: “a programação apresentada pode sofrer alterações, de acordo com as condições meteorológicas. Comunicaremos as eventuais alterações oportunamente”, lê-se na publicação feita pelo Município nas redes sociais. Recorde-se que “A Chave” está integrada no programa da Feira de Maio.
Para a noite de sexta-feira, dia 3, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva/aguaceiros fracos, e uma probabilidade de ocorrência de precipitação, igual ou superior a 0.3 mm, de 47%.
De salientar que esta sondagem não foi feita com bases científicas, e representa apenas a opinião dos seguidores do Instagram do Felgueiras Magazine que decidiram votar em resposta ao repto feito numa publicação (história) do Felgueiras Magazine.
ATUALIZAÇÃO:
A Câmara Municipal de Felgueiras publicou uma nota nas redes sociais onde anunciou que a arruada de bombos se irá manter na data prevista:
“Tendo em consideração a diminuição da probabilidade de ocorrência de precipitação, tendo em conta os compromissos assumidos, conscientes de que nunca será uma decisão unânime, a organização tomou por base que uma tradição é uma tradição e que o bairrismo superará todos os obstáculos. Decidimos manter a data inicialmente prevista para a realização do evento “A CHAVE”, 03 de maio, às 20h00.“