O calçado português está de volta a Milão. A MICAM começa no próximo domingo, dia 18 de setembro, e prolonga-se até terça-feira. Já a Lineapelle decorre de 20 a 22 deste mês.
Quarenta e uma empresas portuguesas do setor do calçado irão expor nos próximos dias nas feiras em Milão. O Governo português estará representado na MICAM pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e pelo Secretário de Estado da Economia, João Neves, que irão estar presentes no primeiro dia da MICAM, domingo. A comitiva da APICCAPS volta a viajar para Milão com a Ryanair e não com a TAP.
Esta 94ª edição da MICAM conta com mais de 800 expositores (54% empresas italianas e 46% estrangeiras) com um crescimento de 23% em relação à edição de março de 2022. Um total de mais de 1.012 marcas irão exibir as suas novas coleções para a Primavera/Verão 2023 em seis pavilhões com cinco conceitos: Contemporary, Premium, Everyday, Emerging Designers e Accessories for shops.
“A MICAM é a principal feira do sector e é muito relevante para as empresas nacionais, uma vez que reúne os maiores atores do sector a nível mundial“, diz Luís Onofre, citado no portal Portuguese Shoes. Para o Presidente da APICCAPS, a participação portuguesa na feira “é da maior importância para a consolidação das empresas“, numa altura em que a indústria portuguesa mostra sinais de vitalidade nos mercados internacionais.
“Esperamos que Micam seja, como habitualmente, uma ocasião para aproveitar oportunidades de negócio e descobrir novas tendências e oportunidades nos mercados internacionais“, disse Giovanna Ceolini, presidente da Assocalzaturifici, associação que representa os fabricantes de calçado italianos.
A comitiva portuguesa na MICAM é constituída por 32 marcas e empresas. De Felgueiras estão presentes 9 empresas, representando 10 marcas:
- Cloud (Joia – Calçado)
- Felmini
- Dark Collection (Mazoni)
- Kuru (NGPT)
- Tentoes Nature e J.Reinaldo (Carité)
- Last Studio
- Dreamwalk (Bardo)
- Joseli
- Walkys (Fab. de Calçado Shoe-me)
A comitiva de Felgueiras presente na Lineapelle é assim a maior dos últimos anos.
A Lineapelle, a mais importante feira internacional dedicada ao couro, acessórios e componentes de calçado, terá a sua edição centenária. Cerca de 1.100 empresas de 38 países de todo o mundo exibirão as suas mais recentes coleções Outono/inverno 2023-2024. Este número de expositores representa um aumento significativo em comparação com a edição anterior, em fevereiro de 2022, que atraiu um total de 960 empresas. “Este é um sinal tranquilizador de vitalidade para uma feira comercial que, à luz do seu lema BACK TO THE NEXT assume a liderança no lançamento do seu desafio inovador e sustentável para o futuro“, explicam os organizadores do evento de Milão.
A Lineapelle vai contar com a presença de 35 empresas portuguesas: 13 de componentes de calçado e 22 de curtumes. De Felgueiras, estão presentes 7 empresas:
- Atlanta
- Bolflex
- Combocal
- ISI Soles
- Vapesol
- Marqsol
- Teco.
Uma vez mais, o primeiro dia da Lineapelle volta a coincidir com o último dia da MICAM, decorrendo as duas feiras, nesse dia, em simultâneo.
A comitiva portuguesa parte para Milão com otimismo: as exportações de calçado portuguesas registaram, no 1º semestre deste ano, o maior valor de sempre da indústria. Por outro lado, há também alguma moderação das expectativas para o futuro próximo, com o receio de uma eventual recessão económica na Europa.