Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Nem todos podem trabalhar a partir de casa. Amanhã, são muitos os felgueirenses que vão trabalhar para as fábricas, supermercados, oficinas de automóveis, farmácias… E quem vai trabalhar tem medo de contágio pela covid-19 no seu local de trabalho. E medo de chegar a casa e contagiar aqueles mais próximos e que mais amam: pais, filhos, cônjuges. Os profissionais de saúde estão na “linha da frente” do combate ao coronavírus. Mas todos os que amanhã têm que sair de casa para ir trabalhar também são heróis!
Se pudéssemos escolher, sem dúvida que ficaríamos todos em casa até passar a pandemia. Mas o Estado não tem recursos (financeiros) para manter dez milhões de portugueses em casa. Parar a economia será a última das soluções. Aconteceu ontem em Itália, onde o governo mandou encerrar todas as fábricas e atividades produtivas “não essenciais”. Itália vive uma situação extrema.
A pandemia do novo coronavírus há de passar, mas vai deixar-nos com uma crise económica mundial nas mãos. A situação da nossa economia é dramática. O PIB português poderá cair até 9% este ano, e o desemprego pode atingir os dois dígitos em Portugal. O consumo interno e as exportações vão baixar. Há empresas que vão fechar. Insolvências e desemprego. O Estado vai ver a sua dívida pública aumentar.
O setor do calçado vai ser um dos mais atingidos pela crise económica: será que anda alguém na europa (ou no mundo), neste momento, a pensar em comprar sapatos? Claro que não. Neste momento, comprar sapatos está longe de ser uma prioridade. Antes do surto do novo coronavírus, o setor do calçado já atravessava um momento difícil, com quebras importantes nas exportações. A crise económica que a Covid-19 está a provocar será o fim da linha para muitas das empresas do calçado em Felgueiras. Algumas delas já estavam em dificuldade antes da pandemia.
E quando o calçado em Felgueiras passa por dificuldades, todo o comércio e serviços se ressentem!
Este é um momento crítico para as empresas do nosso concelho. Empregados e empregadores, todos têm de fazer parte da solução e não do problema! Que ninguém tenha dúvidas que o desemprego em Felgueiras vai aumentar. Vamos todos contribuir para que aumente o menos possível!