O Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa vai promover no dia 2 (sexta-feira), pelas 21h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (igreja nova de Lagares), a apresentação em Felgueiras do livro infantojuvenil “O Sol Não Anda”, de José Carlos Pereira (texto) e de Beatriz Félix (ilustrações), com mentoria editorial de Lília de Castro e Costa. Na sessão, será prestada uma breve homenagem ao Padre Horácio Gomes, falecido em novembro.
A apreciação crítica do livro estará a cargo de Lúcia Guimarães, professora e coordenadora da EB1 de Felgueiras (Escola de Moutelas). Contará com a participação especial de alunos da mesma escola, dos Coros 1.º e 2.º graus do Conservatório de Música de Felgueiras (com direção de Carla Sabino e Francisco Gomes), e de Gabriel Alves (ao violino).
O livro foi lançado no Fantasporto 2020, quase em cima da chegada da pandemia a Portugal. Lília de Castro e Costa refere: “Nessa altura, já tínhamos proposto fazer a apresentação na Escola de Moutelas, com o simbolismo de o autor ter concluído lá a antiga 4.ª classe, no ano letivo de 1973/74, e ter apresentado, em 2016, a 3.ª edição do livro Miguel Sarapintas e o Pinto de Três Patas. O diretor do agrupamento e a coordenadora sempre acarinharam José Carlos como autor. Decidimos, então, que a apresentação fosse na igreja nova de Lagares, com capacidade para 400 lugares sentados, daí termos a certeza de que respeitamos as regras de distanciamento. O autor irá à escola no dia 30 para falar aos alunos. A homenagem ao nosso querido amigo Padre Horácio justifica-se. Era um genuíno colaborador do associativismo cultural, de quem já temos muitas saudades”.