Numa circular enviada aos associados, a Direção da APICCAPS, liderada por Luís Onofre, sugere às empresas do setor do calçado um acordo com os trabalhadores para o gozo de férias, como forma de mitigar os efeitos que a Covid-19 está a provocar no setor.
“Por sugestão da Direção, as empresas que entendam ser mais aconselhável encerrar durante este período, podem/devem fazer: acordo escrito com os trabalhadores para o gozo de 10 dias úteis de férias, por conta das férias a gozar este ano”, diz a circular.
A Associação do setor do calçado acrescenta que “desta forma, permite-se a possibilidade de os trabalhadores ficarem com os filhos, evitar cadeia de contágio do vírus nas instalações fabris e assegurar um clima de calma e tranquilidade”, e que “sem trabalhadores saudáveis, não será possível recomeçar a produção quando esta epidemia for ultrapassada”.
Empresários do setor do calçado contactados pelo Felgueiras Magazine referem que os últimos dias têm sido bastante complicados, havendo o registo de muitas encomendas adiadas por causa do surto do novo coronavírus. Para além disso começa a haver falta de matéria prima nas nossas fábricas de calçado.