A campanha das vindimas começou, na Quinta da Lixa, no passado dia 16 de setembro. Apesar do clima não ter sido favorável para a melhor maturação das uvas, após a vinificação das uvas na adega, os “resultados foram muito positivos e os receios iniciais foram todos ultrapassados e iremos ter belíssimos vinhos” resultantes desta colheita, afirmou Óscar Meireles, administrador da Quinta da Lixa.
Os vinhos da Quinta da Lixa estão presentes em 34 países do mundo. Mais de 52% da produção é destinada à exportação. Os Estados Unidos são o principal mercado de exportação dos vinhos da Quinta da Lixa, seguindo-se a Rússia, Holanda, Alemanha e Reino Unido. E é precisamente no Reino Unido, devido ao Brexit, que residem algumas das preocupações dos responsáveis da Quinta da Lixa. Óscar Meireles afirma que a Quinta da Lixa está atenta à situação, mas defende que os empresários devem “aguardar com serenidade” a conclusão deste processo.
Os vinhos da Quinta da Lixa têm sido distinguidos com inúmeros prémios nacionais e internacionais ao longo dos últimos anos, promovendo também, mundialmente, o concelho de Felgueiras e a cidade da Lixa. Óscar Meireles mostra-se confiante que os vinhos da Quinta da Lixa possam, em 2020, vão “concorrer a nível internacional e nacional” com vinhos de outras regiões, dada a “qualidade da matéria prima que está a chegar, todos os dias, à Quinta da Lixa”.
A campanha das vindimas na Quinta da Lixa irá
prolongar-se até dia 19 outubro.