António Lopes, jovem felgueirense de 17 anos, vai competir no Campeonato Nacional de Karting X30, organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Depois de dois anos a disputar o Campeonato Ibérico IKC, o piloto dá agora o salto para a categoria Sénior.
“Comecei a andar de kart por diversão no ano de 2022, tendo este hobby passado a algo mais sério, o que me levou a competir no Campeonato Ibérico IKC em 2023”, explica António Lopes. Na primeira época, na classe Júnior, esteve na luta pelo título até à última prova, mas um acidente obrigou-o a desistir, terminando em quarto lugar. “Mesmo assim, obtive duas vitórias na minha classe e várias pole positions, tendo sido o piloto mais vitorioso da categoria.”
Em 2024, mudou de equipa e passou a integrar a BRM Portugal, mantendo-se no mesmo campeonato. “Conquistei o segundo lugar, lutando novamente até à última prova em Baltar, da qual saí vencedor. Fui novamente o piloto mais vitorioso da classe e mais uma vez com duas vitórias.”
O desafio agora é outro. A participação no Campeonato Nacional de Karting X30 coloca-o frente a frente com pilotos mais experientes: “Vai ser um grande desafio para mim, uma vez que vou defrontar adversários com muito mais anos de experiência em competição do que eu, mas vamos com vontade de ir à luta sem receios.”
O jovem piloto define a aprendizagem e a experiência como prioridades para esta época: “O objetivo é aprender e ganhar o máximo de experiência, mas sempre tudo fazendo para tentar obter os melhores resultados possível neste meu ano de estreia.”
A procura de patrocinadores continua a ser um desafio. “Estou neste momento à procura de patrocinadores”, admite. No horizonte, está a evolução para provas de velocidade automóvel: “Algo que poderei ainda este ano conseguir participar”, conclui.