António Carvalho, renomado cozinheiro do Restaurante Brasão, na Refontoura, foi agraciado com o Diploma de Mérito no prestigiado 19.º Congresso dos Cozinheiros (CNC), marcando um momento histórico na sua carreira e enaltecendo a gastronomia local de Felgueiras.
O CNC, que teve lugar nos dias 24 e 25 de setembro nos Nirvana Studios em Oeiras, contou com a participação de mais de 65 chefes de cozinha de renome, incluindo os convidados internacionais Andoni Luis Aduriz e Vicky Sevilla. O tema deste ano, “O Tempo e a Idade”, serviu de pano de fundo para discussões enriquecedoras, demonstrações culinárias e uma variedade de degustações.
“Foi para mim um momento de grande emoção e uma grande honra receber um Diploma de Mérito no 19.º Congresso dos Cozinheiros”, afirmou Antonio Carvalho. O cozinheiro expressou a sua gratidão às Edições do Gosto e a Paulo Amado pela distinção, acrescentando que “este ano o tema foi o tempo e a idade e foi neste âmbito que me atribuíram uma distinção pelo meu trabalho em prol da gastronomia portuguesa”.
O Congresso dos Cozinheiros nasceu em 2005 através das Edições do Gosto. Surgiu como uma resposta à necessidade de união e partilha de conhecimento de uma classe profissional que procurava a sua valorização e reconhecimento na sociedade portuguesa. Desde então, tornou-se na grande montra para a atualidade gastronómica nacional e internacional.