O Comando Territorial do Porto da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, no dia 2 de junho, deteve uma mulher de 47 anos por violência doméstica, no concelho de Amarante.
No âmbito de um processo por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que a agressora esteve casada, durante 30 anos, com a vítima, o seu ex-marido de 52 anos. Após o divórcio, a vítima iniciou uma nova relação e a agressora, inconformada com o sucedido, começou a perseguir e a agredir a vítima, bem como a sua atual companheira. Com a escalada de violência e perante a gravidade dos factos, a suspeita foi detida.
A detida foi presente a primeiro interrogatório, no dia 2 de junho, no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de se aproximar da habitação do ex-marido e proibição de o contactar, por qualquer forma ou meio.
A Guarda Nacional Republicana lembra que a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt ;
- Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.