O Comando Territorial do Porto da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, no dia 26 de maio, deteve um homem de 31 anos por violência doméstica, no concelho de Amarante.
Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito, com antecedentes de criminalidade violenta e a beneficiar de liberdade condicional desde agosto de 2020, vinha exercendo violência física e psicológica contra a vítima, sua companheira de 34 anos. A vítima, por considerar que se encontrava em perigo iminente, e devido ao facto de se encontrar grávida e emocionalmente esgotada, decidiu abandonar a residência. Num dos últimos episódios de violência, o agressor humilhou a vítima e a sua filha, com um ano de idade, rapando a ambas o cabelo e colocando-as fora da habitação, fazendo com que as mesmas permanecessem no exterior por um largo período de tempo.
Perante a gravidade dos factos, o suspeito foi detido e presente a primeiro interrogatório judicial ontem, dia 27 de maio, no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.