Ricardo Monteiro e André Gonçalves, dois felgueirenses, lançaram no passado sábado o Alvarinho Turíaco, na garrafeira Wine Cellar, em Lagares.
Ricardo Monteiro revelou ao Felgueiras Magazine como surgiu o projeto: “Além da nossa amizade de muitos anos, este projeto nasce porque começámos a frequentar Monção e Melgaço e a provar diversos Alvarinhos”.
Ambos acabaram por ser convidados a integrar a Real Confraria do Vinho Alvarinho. “Sempre apregoámos o Alvarinho como sendo o nosso vinho de eleição. Então, resolvemos dar um passo em frente e criar a nossa própria marca: fazer um vinho ao nosso gosto, dando um cunho pessoal ao Alvarinho”, conta Ricardo Monteiro. Assim, nasceu o Alvarinho Turíaco, que, embora tenha sido produzido e engarrafado em Melgaço, se apresenta com uma marca de Felgueiras.

São 2 mil as garrafas produzidas, mas quais os dois felgueirenses colocaram o seu “cunho pessoal”. De acordo com Ricardo Monteiro, “é um alvarinho clássico, tradicional, mas menos adocicado e um pouco menos alcoólico, mais tranquilo e fácil de beber. Queríamos que este vinho não passasse dos 12,5 para ser um mais confortável”.
Sobre o futuro, o empresário expressou otimismo: “Correndo bem o projeto, vamos tentar no próximo ano, se não for fazer mais, pelo menos fazer outro tanto. E gostávamos de ir crescendo aos poucos. Não podemos dar um passo maior que a perna, mas gostávamos de deixar o nosso nome na história do Alvarinho.”
Em Felgueiras, o Alvarinho Turíaco está disponível para venda na Wine Celler, podendo também pode ser adquirido diretamente através das páginas do Instagram e Facebook da marca.