No dia 22 de outubro de 2025, os alunos da turma RE3A, da Escola Básica Cimo de Vila, Refontoura, do Agrupamento de Escolas de Airães, viveram um dia inesquecível ao usufruir do prémio conquistado no âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação António Cupertino de Miranda, no ano letivo 2024/2025.
Com o projeto “O Porquinho Mealheiro”, os alunos foram distinguidos com a “Menção Honrosa – Replicabilidade” na 15.ª edição do Concurso Final que premeia os melhores projetos/iniciativas de educação financeira em escolas de todo o país. Como reconhecimento pelo trabalho criativo e pela forma como aplicaram os conceitos de literacia financeira, os alunos receberam, entre os vários prémios atribuídos, um cruzeiro pelas emblemáticas Pontes do Douro. Durante o passeio pelas águas do Douro, num ambiente festivo e de boa disposição, os alunos exibiram com orgulho as camisolas do projeto, oferecidas na cerimónia de encerramento do Concurso.
O projeto “No Poupar Está o Ganho” é dirigido a alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) (3.º ano de escolaridade) e constitui uma ferramenta educativa prática e inovadora que permite o acesso a recursos pedagógicos e a uma plataforma de e-learning, onde os alunos podem aprender e explorar conceitos através de manuais, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios, além das visitas ao Museu do Papel Moeda e das Olimpíadas de Educação Financeira.
No ano letivo 2025/2026, o projeto “No Poupar Está o Ganho” continuará a ser implementado junto de novas turmas do 1.º CEB, “reforçando o compromisso do Município em apoiar iniciativas que promovam a literacia financeira desde cedo, alinhando-se com a Estratégia Nacional de Educação para Cidadania (ENEC), que assume a literacia financeira uma dimensão essencial na formação dos/as alunos/as”, lê-se numa nota publicada no site do Município de Felgueiras.