O projeto “Roteiro do Conhecimento” visa dar a conhecer a realidade do setor do calçado e, em simultâneo, valorizar o território, a sua identidade, raízes e atividades económicas, procurando, assim, atrair uma nova geração de talento para a indústria através da arte, criatividade e sustentabilidade.
Ao longo do ano letivo 2023/2024, foram dinamizadas sessões em contexto de sala de aula com diálogos/debates, ilustrações, puzzle, quizz, poemas e realidade virtual, ajustadas aos diferentes níveis de ensino.
No 1.º Ciclo do Ensino Básico, o projeto envolveu 98 alunos das Escolas Básicas de Vila Cova da Lixa, Pombeiro, Refontoura, Idães e Felgueiras n.º 1 e culminou no Concurso “Caixa Mágica” em que alunos/as e encarregados/as de educação foram desafiados a criar o sapato mais divertido e original do mundo com recurso a materiais reciclados. Aceitaram o desafio um total de 22 alunos das Escolas Básicas da Refontoura e Pombeiro.
Com a evolução do setor, a contratação de profissionais altamente qualificados é uma prioridade. É primordial incentivar e criar condições para que esta indústria seja uma saída profissional atrativa para os jovens.
Na sessão foram atribuídos os prémios aos 3 melhores sapatos aos/às alunos/as do Município de Felgueiras:
– 1.º lugar, Lucas Sampaio, EB Refontoura;
– 2.º lugar, Mateus Ferrás, EB Pombeiro;
– 3.º lugar, Matilde Gonçalves, EB Refontoura.
Nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário, as atividades do “Roteiro do Conhecimento” envolveram 268 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Airães. Dr. Machado Matos, D. Manuel Faria e Sousa e Lixa, da Escola Secundária de Felgueiras e da Escola Profissional de Felgueiras e desafiaram os alunos a visitar uma fábrica do futuro, com recurso a realidade virtual.
Refira-se que este “Roteiro do Conhecimento”, promovido pela APICCAPS, enquadra-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030.
No ano letivo que chega agora ao fim, o Roteiro promoveu ações em 78 escolas e envolveu 1900 alunos dos Municípios de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, as principais cidades de concentração da indústria de calçado.