Mais de 250 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) visitaram o Museu do Papel Moeda no Porto, no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) e exploraram, de forma interativa, a história do dinheiro e a importância da poupança
Nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro de 2025, o Museu do Papel Moeda recebeu a visita de 186 alunos do 3.º ano de escolaridade dos cinco agrupamentos de escolas da rede pública concelhia, acompanhados pelos docentes responsáveis. Para além das visitas presenciais, 81 alunos exploraram online o museu, sem sair da sala de aula.
As visitas ao Museu do Papel Moeda estão integradas no projeto “No Poupar Está o Ganho”, dinamizado pela Fundação António Cupertino de Miranda, nas escolas do 1.º CEB da rede pública concelhia. O projeto faz parte do conjunto de atividades promovidas no âmbito do PIPSE ao longo dos próximos três anos com o objetivo de proporcionar aos alunos reflexão sobre a valorização do dinheiro e o consumo consciente. Para além das visitas ao Museu do Papel Moeda, o projeto inclui formação acreditada para docentes, acesso a plataforma online com materiais didáticos, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios.
O impacto positivo e o sucesso desta iniciativa refletem-se no entusiasmo dos alunos e nos resultados alcançados no ranking interturmas relativos aos diferentes desafios lançados na plataforma online de suporte ao projeto. A Escola Básica n.º 1 de Airães conquistou o primeiro lugar do pódio de janeiro de 2025 e a Escola Básica de Boavista garantiu um honroso terceiro lugar do pódio.
Numa sociedade cada vez mais exigente, saber gerir recursos financeiros tornou-se fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Por esse motivo, também um total de 10 turmas e aproximadamente 170 alunos do ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas Dr. Machado Matos, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Profissional de Felgueiras estão integrados no projeto “Por Tua Conta” no presente ano letivo.
O “Por Tua Conta” surge como uma ferramenta educativa prática e inovadora, com acesso a recursos pedagógicos e a uma plataforma de e-learning, onde os alunos podem aprender e aplicar conceitos relacionados com finanças pessoais, empreendedorismo e gestão de negócios, que reforcem o seu perfil profissional de saída e a sua preparação para comportamentos financeiros mais adequados. A iniciativa vai além da teoria e proporciona atividades práticas, desafios interativos, Olimpíadas de Educação Financeira, visita ao Museu do Papel Moeda e poderão também marcar presença nas Tef Talks de Educação Financeira.
O PIPSE tem como principal objetivo a promoção do sucesso escolar dos alunoss do Tâmega e Sousa, reforçando a equidade no acesso à educação e melhorando a qualidade e pertinência das aprendizagens e competências e é desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), no âmbito dos Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (NORTE2030-2024/5).