Um pouco por todo o país estão a surgir iniciativas solidárias para com o povo ucraniano e os refugiados que, todos os dias, estão a chegar aos países vizinhos.
A Associação de Voluntários de Airães, em conjunto com as Juntas de Freguesias do concelho de Felgueiras, está a promover uma campanha de solidariedade de ajuda às famílias residentes na Ucrânia, através da recolha de produtos alimentares, roupa, calçado, e medicamentos.
Em relação aos produtos alimentares, é solicitada a oferta de conservas de peixe, massas, arroz, farinha, sal, açúcar, óleo vegetal, e frutos secos.
A quem preferir contribuir com artigos de saúde, é proposta a entrega de medicamentos tais como: cloreto de sódio, seringas de todas as dimensões de insulina, naloxona, dopamina, gidazepan, fita adesiva reforçada, ondansetrona 100mg, e gerard.
Tendo em conta as baixas temperaturas na Ucrânia, a campanha sugere ainda a doação de vestuário térmico como: mantas, cobertores, meias, calçado, vestuário e toalhitas.
A Associação de Voluntários de Airães lançou o apelo através das redes sociais, relembrando a população felgueirense que “um dia podemos ser nós”. A recolha decorrerá até sexta feira, dia 4 de março, e os bens devem ser entregues na Junta de Freguesia que mais lhe convier, conforme o horário de funcionamento da mesma. Sábado, dia 5 de março, os bens reunidos serão entregues à Câmara Municipal de Felgueiras, que os fará chegar ao Seminário Cristo-Rei, em Vila Nova de Gaia, para que este possa proceder ao envio dos mesmos.