fbpx

Abraçar o ano novo, sem culpas do passado!

Com certeza que em 2019 projetou um 2020 em grande! Fez a sua lista de resoluções de ano novo? Prometeu cuidar da sua saúde, mas não sabe como? Fique atento às próximas dicas e saiba como entrar em 2020 com o pé direito!
2020
Joana Magalhães Ribeiro

Joana Magalhães Ribeiro

2880NE - Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP

As resoluções de ano novo não escapam a ninguém e há algumas promessas que são cliché! Há muitas que são um clássico, mas na generalidade das “listas douradas” podemos sempre encontrar o tópico “VOU TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL”.
Todos nós passamos por aquela fase de final de ano em que prometemos mudar muita coisa, estamos motivados a ser diferentes, a deixar para traz o ano velho e avançar rumo aos novos objetivos! Mas a questão que aqui se impõe é a seguinte: COMO?

  • Antes de começar, o passo 0! Pensar sobre o assunto e aceitar que realmente precisa de fazer alguma coisa pela sua saúde já é um passo fantástico, mas se se deixar ficar só pela teoria não vai adiantar grande coisa. Faça uma lista de “pontos fracos” da sua rotina! Quais são os alimentos que anda a comer em excesso e não devia? Precisa de reduzir o açúcar e/ou o sal? Recorre demasiadas vezes ao fast food? Afixe-a num local visível para que possa relembrar todos os dias quais são os seus desafios. Lembre-se que não tem de fazer tudo isto sozinho, o melhor é mesmo procurar um profissional na matéria que o possa ajudar. Consulte um nutricionista!
  • Organize a dispensa e o frigorífico! É impensável avançar para um desafio mais saudável com as sobras das festas lá em casa. O truque para não comer o que não deve, é não ter à disposição! Abra o frigorífico e a dispensa e faça-lhes uma limpeza geral.
  • Vá às compras! Antes de sair para o supermercado faça uma lista de compras e nesse momento relembre os alimentos que o seu nutricionista lhe aconselhou! Nela, devem constar alimentos como produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas e frutos oleaginosos. O seu cesto de compras deve estar o mais colorido possível e conter somente aquilo que está na lista! Assim, vai adquirir apenas os alimentos que devem ser consumidos, evitando excessos e ainda o desperdício alimentar.

  • Alimentação à Portuguesa! Comer bem, não é sinónimo de comer muito! Somos uns sortudos por vivermos num país tão rico em condições climatéricas incríveis, uma terra fértil e um vasto mar, e é uma pena que não tiremos partido da riqueza nutricional de que os nossos alimentos dispõem. Desta forma, tente incluir na sua alimentação alimentos típicos do padrão mediterrânico:
    – Alimentos de origem vegetal, produzidos localmente, frescos e da época.
    – O azeite como principal fonte de gordura.
    – Ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal.
    – Consumir frequentemente peixe e em menor escala as carnes vermelhas.
    – Aumentar a proporção de frutas, legumes e hortaliças nas refeições.
  • Água! Diga a verdade, na maioria das vezes só bebe quando tem sede?! Tente andar sempre com uma garrafa de água e deixa-la num local acessível e visível para não se esquecer de beber! Pode optar por aromatizar a sua água com frutos ou fazer infusões ou chás, desde que não lhes adicione açúcar, claro está. Uma boa forma de aumentar o seu aporte hídrico pode também passar por consumir mais sopa. É um prato tipicamente português e são deliciosas. Nas refeições principais procure sempre inclui-la, só aí, estará a ingerir cerca de 200ml de água.
  • Movimento! É claro que a alimentação é fundamental para manter o seu corpo
    saudável, mas a prática de exercício físico é igualmente importante. Se é,
    habitualmente, sedentário, se o seu trabalho passa por ficar muitas horas sentado ou na mesma posição, comece gradualmente, a praticar algum exercício. Não precisa de se tornar um atleta do dia para a noite, mas tudo o que lhe permita estar em movimento é uma boa ajuda!
runing

Apesar de querer muito que tudo dê certo, lembre-se que nem sempre vai ser fácil. Mudar hábitos enraizados leva o seu tempo, mas é possível! Só precisa de alguma persistência, paciência e dedicação! Só tem a ganhar! Por si, pela sua saúde, por um 2020 em grande!

 

 

Fontes
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direção-Geral da Saúde.
Padrão Alimentar Mediterrânico: Promotor de Saúde. Fevereiro 2016.
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direção-Geral da Saúde.
12 Sugestões para um Natal mais saudável. Dezembro 2019.

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub