Joana Magalhães Ribeiro
2880NE - Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP
As resoluções de ano novo não escapam a ninguém e há algumas promessas que são cliché! Há muitas que são um clássico, mas na generalidade das “listas douradas” podemos sempre encontrar o tópico “VOU TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL”.
Todos nós passamos por aquela fase de final de ano em que prometemos mudar muita coisa, estamos motivados a ser diferentes, a deixar para traz o ano velho e avançar rumo aos novos objetivos! Mas a questão que aqui se impõe é a seguinte: COMO?
- Antes de começar, o passo 0! Pensar sobre o assunto e aceitar que realmente precisa de fazer alguma coisa pela sua saúde já é um passo fantástico, mas se se deixar ficar só pela teoria não vai adiantar grande coisa. Faça uma lista de “pontos fracos” da sua rotina! Quais são os alimentos que anda a comer em excesso e não devia? Precisa de reduzir o açúcar e/ou o sal? Recorre demasiadas vezes ao fast food? Afixe-a num local visível para que possa relembrar todos os dias quais são os seus desafios. Lembre-se que não tem de fazer tudo isto sozinho, o melhor é mesmo procurar um profissional na matéria que o possa ajudar. Consulte um nutricionista!
- Organize a dispensa e o frigorífico! É impensável avançar para um desafio mais saudável com as sobras das festas lá em casa. O truque para não comer o que não deve, é não ter à disposição! Abra o frigorífico e a dispensa e faça-lhes uma limpeza geral.
- Vá às compras! Antes de sair para o supermercado faça uma lista de compras e nesse momento relembre os alimentos que o seu nutricionista lhe aconselhou! Nela, devem constar alimentos como produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas e frutos oleaginosos. O seu cesto de compras deve estar o mais colorido possível e conter somente aquilo que está na lista! Assim, vai adquirir apenas os alimentos que devem ser consumidos, evitando excessos e ainda o desperdício alimentar.
- Alimentação à Portuguesa! Comer bem, não é sinónimo de comer muito! Somos uns sortudos por vivermos num país tão rico em condições climatéricas incríveis, uma terra fértil e um vasto mar, e é uma pena que não tiremos partido da riqueza nutricional de que os nossos alimentos dispõem. Desta forma, tente incluir na sua alimentação alimentos típicos do padrão mediterrânico:
– Alimentos de origem vegetal, produzidos localmente, frescos e da época.
– O azeite como principal fonte de gordura.
– Ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal.
– Consumir frequentemente peixe e em menor escala as carnes vermelhas.
– Aumentar a proporção de frutas, legumes e hortaliças nas refeições.
- Água! Diga a verdade, na maioria das vezes só bebe quando tem sede?! Tente andar sempre com uma garrafa de água e deixa-la num local acessível e visível para não se esquecer de beber! Pode optar por aromatizar a sua água com frutos ou fazer infusões ou chás, desde que não lhes adicione açúcar, claro está. Uma boa forma de aumentar o seu aporte hídrico pode também passar por consumir mais sopa. É um prato tipicamente português e são deliciosas. Nas refeições principais procure sempre inclui-la, só aí, estará a ingerir cerca de 200ml de água.
- Movimento! É claro que a alimentação é fundamental para manter o seu corpo
saudável, mas a prática de exercício físico é igualmente importante. Se é,
habitualmente, sedentário, se o seu trabalho passa por ficar muitas horas sentado ou na mesma posição, comece gradualmente, a praticar algum exercício. Não precisa de se tornar um atleta do dia para a noite, mas tudo o que lhe permita estar em movimento é uma boa ajuda!
Apesar de querer muito que tudo dê certo, lembre-se que nem sempre vai ser fácil. Mudar hábitos enraizados leva o seu tempo, mas é possível! Só precisa de alguma persistência, paciência e dedicação! Só tem a ganhar! Por si, pela sua saúde, por um 2020 em grande!
Fontes
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direção-Geral da Saúde.
Padrão Alimentar Mediterrânico: Promotor de Saúde. Fevereiro 2016.
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direção-Geral da Saúde.
12 Sugestões para um Natal mais saudável. Dezembro 2019.