fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

A nova Diretiva Europeia sobre Greenwashing: Como se vai adaptar o setor do calçado?

Marta Ferreira, engenheira do Ambiente e CEO da empresa MRF Consultoria Ambiental, e Juliana Cruz, engenheira Têxtil e CEO da NIT, são as convidadas do Podcast!
podcast e47

No mais recente episódio do “O Mais Famoso Podcast Sobre Calçado!”, Pedro Fonseca e Rui Oliveira receberam Marta Ferreira, engenheira do Ambiente e CEO da empresa MRF Consultoria Ambiental, e Juliana Cruz, engenheira Têxtil e CEO da NIT, para discutir a nova Diretiva Europeia contra o greenwashing.

O Parlamento Europeu aprovou, em janeiro, uma Diretiva com o objetivo de melhorar a rotulagem dos produtos e proibir a utilização de alegações ambientais enganosas (greenwashing). A diretiva passará pelo Conselho Europeu e será publicada no Jornal Oficial da União Europeia. Os Estados-Membros terão então 24 meses para a transpor para as suas legislações nacionais.

Marta Ferreira, ao discutir a diretiva, apontou para uma mudança significativa no panorama regulatório: “haverá, com certeza, um sistema que indique como essa rotulagem terá de ser feita. E não é propriamente uma certificação, será uma espécie de regulamentação“, sublinhando a criação, em breve, de um novo quadro normativo.

Por sua vez, Juliana Cruz destacou a universalidade dos novos requisitos, salientando que “todas as empresas que comercializem em território europeu terão que cumprir”, e viu nesta uniformização uma “vantagem competitiva para todos, porque todos vão seguir as mesmas regras“.

Frente à questão de como as fábricas de calçado deveriam preparar-se para esta nova realidade, Marta Ferreira aconselhou uma abordagem proativa: “Primeiro é começar a monitorizar consumos de água, energia, portanto, os insumos, nomeadamente produtos químicos, relacionados com colas, diluentes, etc.“. Esta abordagem é vista como essencial para “garantir o cumprimento legal da organização no que respeita a matérias do ambiente“.

Juliana Cruz acrescentou que a “certificação ISO 14001 será, nesta fase, um excelente ponto de partida, em especial para fábricas que ainda não têm certificações ambientais. A primeira etapa é o mapeamento de processos, produtos, cadeias, abastecimento. Por isso, quando não temos, a ISO 14001 vai nos ajudar a construir esse processo. Importante também é a capacidade de ter rastreabilidade. Não é só dentro da organização, mas de toda a cadeia.” Juliana Cruz mencionou também a importância de “fazer um relatório de sustentabilidade que é mapear toda a sustentabilidade da organização e de todo o seu envolvente”, sugerindo que esta é uma estratégia chave para a integração de práticas sustentáveis em todos os níveis da produção.

Rui Oliveira levantou preocupações sobre o não cumprimento das boas práticas e normas ambientais em muitas partes do mundo e como isso está a afetar os fabricantes de calçado em Portugal. Rui Oliveira refere que Portugal representa uma muito ínfima e muito pequena parte da produção global e que grande parte da cadeia de fabrico está situada no hemisfério sul (China, Vietname, Indonésia e Índia), onde “muitas das certificações relacionadas com as preocupações ambientais nesses países são, de certa forma, adulteradas face às nossas regras de competitividade. Este facto, por si só, já é um fator que nos leva a pensar que muito daquilo que são as informações e o marketing relativo à sustentabilidade é falacioso. Portanto, não existe um efetivo controlo sobre o calçado que é fabricado em grande parte do mundo”.

O Mais Podcast Famoso do Calçado

Pedro Fonseca e Rui Oliveira falam sobre o dia-a-dia da indústria do calçado: as notícias, o design, a tecnologia. E, mais importante, as pessoas por detrás da indústria.
Aperte os seus sapatos e ouça o podcast, com um novo episódio todas as terças feiras!

Subscreva "O mais famoso podcast sobre calçado!"

Ao assinar o nosso podcast significa que os novos episódios serão entregues assim que estiverem disponíveis. Dessa forma, não precisa procurar o podcast sempre que quiser ouvir ou perguntar se um novo episódio foi lançado.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis