"A minha esposa está gravida e eu sou do Concelho de Felgueiras. A minha esposa deve tomar alguma medida? Obrigado."
As pessoas que não tiveram contacto com casos de COVID-19 (caso tenha sido considerado um contacto próximo terá sido ou será contactado pelas autoridades de saúde) podem estar particularmente tranquilas e devem, sobretudo, vigiar a ocorrência de quaisquer sintomas como tosse ou febre. Esta recomendação é válida mesmo para habitantes de zonas sem focos de doença identificados.
Neste momento, a quantidade de informação sobre o efeito da COVID-19 em mulheres grávidas ainda é limitada. No entanto, já se pode afirmar com bastante segurança que não há transmissão intra-uterina mãe-filho, pelo menos, quando a infeção ocorre no terceiro trimestre da gravidez, e que a alimentação com leite materno não está contraindicada, mesmo que a mãe esteja infetada.
Atualmente, os cuidados que as grávidas devem manter são os mesmos da população em geral, isto é, deve reforçar as medidas de higiene e etiqueta respiratória (tossir ou espirrar tapando o nariz e a boca com o braço ou prega do cotovelo, ou, no caso da utilização de um lenço de papel, descartar de imediato o papel no lixo); lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, ou desinfetar com solução assética de base alcoólica; e evitar sobretudo contactos próximos com pessoas que apresentem sintomas. Em caso de dúvidas, não recorra ao seu médico nem a um serviço de saúde ou farmacêutico. Ligue para a linha SNS 24 (808 24 24 24). Compreenda que podem existir demoras na resposta. Aguarde, e siga as orientações que lhe forem dadas.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.
Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.