fbpx

A minha esposa está gravida e eu sou do Concelho de Felgueiras. A minha esposa deve tomar alguma medida? Obrigado.

Conheça a resposta dos investigadores do ISPUP, em colaboração Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
FAQ8

"A minha esposa está gravida e eu sou do Concelho de Felgueiras. A minha esposa deve tomar alguma medida? Obrigado."

As pessoas que não tiveram contacto com casos de COVID-19 (caso tenha sido considerado um contacto próximo terá sido ou será contactado pelas autoridades de saúde) podem estar particularmente tranquilas e devem, sobretudo, vigiar a ocorrência de quaisquer sintomas como tosse ou febre. Esta recomendação é válida mesmo para habitantes de zonas sem focos de doença identificados.

Neste momento, a quantidade de informação sobre o efeito da COVID-19 em mulheres grávidas ainda é limitada. No entanto, já se pode afirmar com bastante segurança que não há transmissão intra-uterina mãe-filho, pelo menos, quando a infeção ocorre no terceiro trimestre da gravidez, e que a alimentação com leite materno não está contraindicada, mesmo que a mãe esteja infetada.

Atualmente, os cuidados que as grávidas devem manter são os mesmos da população em geral, isto é, deve reforçar as medidas de higiene e etiqueta respiratória (tossir ou espirrar tapando o nariz e a boca com o braço ou prega do cotovelo, ou, no caso da utilização de um lenço de papel, descartar de imediato o papel no lixo); lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, ou desinfetar com solução assética de base alcoólica; e evitar sobretudo contactos próximos com pessoas que apresentem sintomas. Em caso de dúvidas, não recorra ao seu médico nem a um serviço de saúde ou farmacêutico. Ligue para a linha SNS 24 (808 24 24 24). Compreenda que podem existir demoras na resposta. Aguarde, e siga as orientações que lhe forem dadas.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.

Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

Disponível no Google Play

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Pub

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo
vapesol Pub DESKTOP
vapesol pub MOBILE

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub