fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

À Descoberta da Identidade Made In Tâmega e Sousa enche mesa de sensações no Mosteiro de Pombeiro

Uma experiência sensorial, onde a história, a gastronomia, a cultura e o território da região foram valorizados.
MiTS_Pombeiro

A Associação Empresarial de Vila Meã promoveu, no dia 16 de março, o segundo encontro “À Descoberta da Identidade Made In Tâmega e Sousa”, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, com o objetivo de valorizar os produtos endógenos da região e respetivos produtores.

Neste fim de dia mágico, na atmosfera histórica e envolvente do Mosteiro de Pombeiro, os convidados foram surpreendidos com uma experiência sensorial, onde tiveram lugar momentos culturais, seguidos da degustação de uma inesquecível ementa com pairing de infusões, concebida, a partir de produtos do território, pelos chefes Renato Cunha e Pedro Machado, em parceria com a Infusões com História.

A experiência, envolta numa apaixonante atmosfera cultural, começou por uma visita guiada por Joaquim Costa, da Rota do Românico, à igreja e claustro do Mosteiro de Pombeiro, com intervenções literárias de Cidália Fernandes declamando textos de dois autores notáveis do território, António Nobre e Nuno Higino, acompanhada pela rusticidade da viola Amarantina, interpretada por Eduardo Costa.

A viola Amarantina esteve novamente presente na tertúlia, ao longo da entrada dos convivas na sala de refeições e durante o serviço, por meio de composições originais e outros arranjos de Eduardo Costa.  O encontro contou ainda com uma belíssima atuação do grupo musical Há Lá Trio, que cativou a audiência ao executar os temas Xeque-mate, A nossa pele não desmente, Saudade, Ânimo leve e O nosso tempo. Ainda durante a degustação, acompanhou-se, na ovação das palavras, a emoção cativante nas intervenções de Fernando Soares, inserida no TEA Experience (Talk, Eat, Act), da Infusões com História.

Neste evento, inserido no projeto Made In Tâmega e Sousa, foi apresentado um registo gastronómico mais formal em mesa única, através de um menu de degustação com especial enfoque em receitas locais. O chefe coordenador das iniciativas, Renato Cunha, que preconiza uma cozinha de raízes populares, com rigor técnico, criatividade e inovação, confecionou os pratos a “quatro mãos”, com Pedro Machado – chefe de cozinha do Restaurante Verdial, em Felgueiras, cuja cozinha reflete as suas origens, bem como as tradições e costumes da sua terra.

MiTS_Pombeiro

Com o objetivo de dar a conhecer o potencial gastronómico dos produtos agroalimentares do território, foram degustados diferentes pratos, num pairing com infusões a partir de ervas aromáticas de quatro produtores da região: 

  • Croquete de roupa velha e Rabanada / lúcio perca curado / rabanete em picle – Infusão Mística;
  • Pão, azeite virgem extra, húmus de tremoço e queijo fresco – Infusão Românico Português;
  • Ovo de galinha de raça Preta Lusitânica / espargos / cebolinhas / jus de cebola – Infusão Floral;
  • Sopa de peixe do rio (lúcio-perca) – Infusão Vibrante;
  • Creme de grão-de-bico / tendão de Carne Arouquesa DOP estufado / agrião / óleo de hortelã – Infusão do Mato;
  • Arroz de pombo – Infusão Montanha de Sensações;
  • Chutney de cogumelos / gelado de ruibarbo e amora – Infusão Balsâmica.

Note-se que, os ingredientes utilizados na elaboração da ementa foram fornecidos por produtores do território, em visitas realizadas pelos chefes aos locais de produção. Esta edição do encontro contou com a estreita colaboração dos seguintes produtores parceiros: Chocolatitude, Quinta de Tresborda de Baixo, Quinta dos Ingleses, Biocheers, Carreirainbio, Agrinemus, Verde Água Natureza, H2Douro, Cooperativa Agrícola Felgueiras, entre outros.

Este evento, de caráter profissional, direcionado sobretudo para entidades ligadas ao setor agroalimentar, turismo, educação e formação, património e cultura, contou com a presença do Selecionador Nacional de Andebol, Paulo Pereira, enquanto embaixador do projecto Made In Tâmega e Sousa, e da veredora da Câmara de Felgueiras, Ana Medeiros.

Antes e durante a tarde, os produtores participaram no workshop “Estratégia de Marca/Negócio: Construção de um modelo”, dinamizado por Mário Correia, antecedido de visita guiada por Rui Pinto à Cooperativa Agrícola “Terras de Felgueiras”.

Cooperativa Agrícola “Terras de Felgueiras”

Depois da presença, em fevereiro, no Mosteiro de Travanca, em Amarante, e agora no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, o próximo encontro irá ocorrer no dia 13 de abril, no Mosteiro de Ancede, tendo como chefe convidado António Queiroz Pinto – chefe de cozinha no Restaurante de Tormes e na Pensão Borges. O Seminário de Encerramento será realizado no dia 27 de abril, no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel.

O Made In Tâmega e Sousa além da execução dos eventos referidos e das ações de capacitação com os produtores da região, está a produzir uma monografia dos produtos endógenos, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel, uma revista de receitas, bem como a comunicação das atividades no Facebook e Instagram.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

Breves de Felgueiras

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub