Autora: Ana Margarida Ferreira
Engenheira do Ambiente
Quando os camiões recolhem os ecopontos misturam tudo
Os camiões são biocompartimentados. Ou seja, podem fazer recolha de ecopontos diferentes sem que haja mistura de resíduos.
A reciclagem tira o emprego às pessoas
O lixo indiferenciado não é geralmente separado. Vai diretamente para aterro ou incineração. Ou seja, não dependem de pessoas para fazer triagem manual.
Já pago impostos sobre o lixo, e querem que o separe?
A taxa de resíduos corresponde a um valor cobrado pelo município para que haja a gestão dos resíduos indiferenciados. Estes resíduos ou vão para aterro, ou incineração, e estes processos envolvem custos para o município.
Por outro lado, a gestão dos ecopontos é feita de forma gratuita para o município. Isto porque as empresas que nos vendem os seus produtos pagam à Sociedade Ponto Verde para gerirem os resíduos das embalagens.
Ao colocar mais resíduos no indiferenciado, só irá fazer com que a taxa aumente. Quanto menos resíduos forem para ao contentor verde dos indiferenciados, menor será a taxa que o município terá que suportar, e consequentemente pode baixar essa taxa.
A reciclagem é um negócio, mas não uma competição de interesses entre as pessoas e o município. Ficamos todos a ganhar económica e ambientalmente.