"1) É possível transmitir o vírus mesmo se estiver no período de incubação? 2) Qual a fase mais indicada para diagnosticar o vírus? Hipoteticamente, seria possível detectar o vírus nos primeiros dias de infeção? 3) Os hospitais privados têm autorização para realizar o diagnóstico?"
1) A evidência atual aponta para que haja uma baixa probabilidade de transmissão assintomática. A transmissão tende a ser feita através da exposição direta a pessoas sintomáticas, ou a superfícies contaminadas (inclusive mãos para onde se tenha tossido ou espirrado e que tenham sido levadas à boca, nariz e olhos). Deve, por isso, manter as boas práticas de higiene das mãos e etiqueta respiratória, assim como promover algum distanciamento social de pessoas com sintomas respiratórios e evitar o cumprimento através do toque. Deve também evitar levar as mãos ao rosto, nomeadamente olhos, boca e nariz.
2) Quando surge a sintomatologia.
3) Sim, os hospitais e laboratórios privados podem fazer o teste.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.
Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.